Mostrar registro simples

dc.creatorFoletto, Antônio Augusto
dc.date.accessioned2018-07-03T22:24:43Z
dc.date.available2018-07-03T22:24:43Z
dc.date.issued2017-05-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13653
dc.description.abstractParkinson’s disease is one of the most common neurodegenerative disorders and its mains symptoms are tremors, movement stiffness and postural instability. The ways to treat the disease are, basically, administration of drugs and physical therapy exercises. The process of rehabilitation through physical therapy is long and could be boring, being hard for patient to keep its routine on therapy programs. Serious games are games that have a purpose that is beyond entertainment like, education, development of skills, or even physical activity. In addition, with the constant evolution of technology, body motion sensors are being introduced in the market and allowing the development of natural interfaces. This way, combining serious games with body motion sensors, like the Leap Motion, was studied as a possible solution to motivation and engagement problems in rehabilitation programs. Three prototypes were developed based on physical therapy’s rehabilitation approaches and using the Leap Motion motion sensor. The prototypes were developed based on a conceptual framework and on guidelines for natural interfaces development that were found on the current literature. The prototypes were played by a control group, formed by healthy individuals, and after each prototype was assessed by the players using the Game Experience Questionnaire. The components main components assessed were immersion, flow, competence, positive affect, negative affect, tension and challenge. As a result, the prototypes presented optimal values related to game experience. High scores were found for positive components like immersion, flow and positive affect and low scores were found for negative components like tension and negative affect. Furthermore, all players reported high levels of hand and fingers usage as well as need for dexterity. This work presented the development of a system of serious games for fine motor skills rehabilitation using natural interfaces that was composed by three serious games that relied on the Leap Motion sensor. All the the prototypes presented good game experience that was statistically equal and that allow therapists to use them with consistency on therapy programs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectMovimentos finospor
dc.subjectInterfaces naturaispor
dc.subjectDoença de Parkinsonpor
dc.subjectSerious gameseng
dc.subjectFine motor skillseng
dc.subjectNatural interfaceseng
dc.subjectParkinson's diseaseeng
dc.titleJogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturaispor
dc.title.alternativeSerious games for fine motor skills rehabilitation using natural interfaceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural. Os tratamentos para a doença são basicamente administração de fármacos e reabilitação através da Fisioterapia e exercícios. O processo de reabilitação através da Fisioterapia é permanente e pode se tornar tedioso, ficando pesaroso para o paciente cumprir sua rotina nos programas de reabilitação. Jogos sérios são jogos que possuem, além do entretenimento, um propósito específico como educação, ensino de alguma habilidade, ou promover atividade física. Devido a constante evolução tecnológica, sensores de movimento corporal tem se destacado no mercado como ferramentas para desenvolvimento de interfaces mais naturais. Dessa forma, a união de jogos sérios com sensores de movimentos, como o Leap Motion, foi proposta como solução para os problemas de motivação e engajamento nos programas de Fisioterapia. Foram desenvolvidos três protótipos de jogos sérios, com base nas abordagens dos exercícios da Fisioterapia para reabilitação de movimentos finos, que utilizam o sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos foram desenvolvidos a partir de um framework conceitual e de diretrizes para o desenvolvimento de interfaces naturais encontradas na literatura. Os três protótipos foram jogados por um grupo controle de sujeitos saudáveis e posteriormente foram avaliados quanto a experiência de jogo utilizando o Game Experience Questionnaire. Foram avaliados componentes como imersão, fluxo, competência, efeitos positivos, efeitos negativos, tensão e desafio. Os três protótipos apresentaram resultados satisfatórios com relação a experiência de jogo. Escores altos foram obtidos para componentes desejáveis como imersão, fluxo e efeitos positivos e escores baixos foram obtidos para componentes indesejáveis como tensão e efeitos negativos. Ainda, todos os jogadores reportaram altos níveis de uso das mãos e dedos, bem como destreza. Por fim, foi apresentado o desenvolvimento de um sistema de jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais, composto por três jogos sérios que fazem uso do sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos apresentaram experiência satisfatória e estatisticamente igual, possibilitando que sejam utilizados em programas de reabilitação com consistência.por
dc.contributor.advisor1d'Ornellas, Marcos Cordeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1765721612533942por
dc.contributor.referee1Prado, Ana Lucia Cervi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9101147013385043por
dc.contributor.referee2Cassol, Vinícius Jurinic
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242266062949818por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272110622915194por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International