dc.creator | Foletto, Antônio Augusto | |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T22:24:43Z | |
dc.date.available | 2018-07-03T22:24:43Z | |
dc.date.issued | 2017-05-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13653 | |
dc.description.abstract | Parkinson’s disease is one of the most common neurodegenerative disorders and its mains
symptoms are tremors, movement stiffness and postural instability. The ways to treat the
disease are, basically, administration of drugs and physical therapy exercises. The process
of rehabilitation through physical therapy is long and could be boring, being hard for
patient to keep its routine on therapy programs. Serious games are games that have a
purpose that is beyond entertainment like, education, development of skills, or even physical
activity. In addition, with the constant evolution of technology, body motion sensors
are being introduced in the market and allowing the development of natural interfaces. This
way, combining serious games with body motion sensors, like the Leap Motion, was studied
as a possible solution to motivation and engagement problems in rehabilitation programs.
Three prototypes were developed based on physical therapy’s rehabilitation approaches
and using the Leap Motion motion sensor. The prototypes were developed based on a
conceptual framework and on guidelines for natural interfaces development that were found
on the current literature. The prototypes were played by a control group, formed by healthy
individuals, and after each prototype was assessed by the players using the Game
Experience Questionnaire. The components main components assessed were immersion,
flow, competence, positive affect, negative affect, tension and challenge. As a result, the
prototypes presented optimal values related to game experience. High scores were found
for positive components like immersion, flow and positive affect and low scores were found
for negative components like tension and negative affect. Furthermore, all players reported
high levels of hand and fingers usage as well as need for dexterity. This work presented
the development of a system of serious games for fine motor skills rehabilitation using natural
interfaces that was composed by three serious games that relied on the Leap Motion
sensor. All the the prototypes presented good game experience that was statistically equal
and that allow therapists to use them with consistency on therapy programs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos sérios | por |
dc.subject | Movimentos finos | por |
dc.subject | Interfaces naturais | por |
dc.subject | Doença de Parkinson | por |
dc.subject | Serious games | eng |
dc.subject | Fine motor skills | eng |
dc.subject | Natural interfaces | eng |
dc.subject | Parkinson's disease | eng |
dc.title | Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais | por |
dc.title.alternative | Serious games for fine motor skills rehabilitation using natural interfaces | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo
e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural.
Os tratamentos para a doença são basicamente administração de fármacos e reabilitação
através da Fisioterapia e exercícios. O processo de reabilitação através da Fisioterapia é
permanente e pode se tornar tedioso, ficando pesaroso para o paciente cumprir sua rotina
nos programas de reabilitação. Jogos sérios são jogos que possuem, além do entretenimento,
um propósito específico como educação, ensino de alguma habilidade, ou promover
atividade física. Devido a constante evolução tecnológica, sensores de movimento corporal
tem se destacado no mercado como ferramentas para desenvolvimento de interfaces
mais naturais. Dessa forma, a união de jogos sérios com sensores de movimentos, como
o Leap Motion, foi proposta como solução para os problemas de motivação e engajamento
nos programas de Fisioterapia. Foram desenvolvidos três protótipos de jogos sérios, com
base nas abordagens dos exercícios da Fisioterapia para reabilitação de movimentos finos,
que utilizam o sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos foram desenvolvidos a
partir de um framework conceitual e de diretrizes para o desenvolvimento de interfaces
naturais encontradas na literatura. Os três protótipos foram jogados por um grupo controle
de sujeitos saudáveis e posteriormente foram avaliados quanto a experiência de jogo utilizando
o Game Experience Questionnaire. Foram avaliados componentes como imersão,
fluxo, competência, efeitos positivos, efeitos negativos, tensão e desafio. Os três protótipos
apresentaram resultados satisfatórios com relação a experiência de jogo. Escores
altos foram obtidos para componentes desejáveis como imersão, fluxo e efeitos positivos
e escores baixos foram obtidos para componentes indesejáveis como tensão e efeitos negativos.
Ainda, todos os jogadores reportaram altos níveis de uso das mãos e dedos, bem
como destreza. Por fim, foi apresentado o desenvolvimento de um sistema de jogos sérios
para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais, composto por três
jogos sérios que fazem uso do sensor de movimentos Leap Motion. Os protótipos apresentaram
experiência satisfatória e estatisticamente igual, possibilitando que sejam utilizados
em programas de reabilitação com consistência. | por |
dc.contributor.advisor1 | d'Ornellas, Marcos Cordeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1765721612533942 | por |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Lucia Cervi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9101147013385043 | por |
dc.contributor.referee2 | Cassol, Vinícius Jurinic | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9242266062949818 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4272110622915194 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |