O desafio dos professores do ensino fundamental da rede municipal de Lagoa dos Três Cantos no trabalho com a metodoligia de projetos
Resumen
A presente pesquisa teve como temática o Trabalho com a Metodologia de Projetos dos professores da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo identificar e compreender quais são as percepções dos professores dos Anos Iniciais de uma escola municipal de Lagoa dos Três Cantos ao trabalhar com a metodologia de projetos em sala de aula. Como procedimento metodológico, foi aplicado uma entrevista com perguntas abertas, aos moldes da Entrevista Reflexiva (SZYMANSKI, 2004). Para a análise dos dados, utilizou-se alguns procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN,2004). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi através da participação de três professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As reflexões analisadas indicam para a importância do trabalho e a prática da metodologia de projetos no desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula, atividade coletiva, mais prazerosa e contextualizada, metodologia que vem facilitar o processo ensino/aprendizagem de uma forma mais significativa. Como resultado da investigação, as participantes da pesquisa destacam que o trabalho com a metodologia de projetos é de suma importância, pois busca a pesquisa, o envolvimento das comunidades de aprendizagens, um trabalho cooperativo, sendo uma prática inovadora e ainda também desafiadora aos profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Lagoa dos Três Cantos onde se realizou a pesquisa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: