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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorBarazzutti, Milene
dc.date.accessioned2018-07-09T15:38:08Z
dc.date.available2018-07-09T15:38:08Z
dc.date.issued2010-12-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13703
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractConsidering the growing valorization of the evaluations of the basic education, it is necessary to contemplate in which way the democratic management in the education can be indeed democratic, when it uses as instrument a qualifying evaluation. What are the limits, and what are the possibilities of creation of a national system of evaluation of the education that the constitutional principle of the democratic management is in keeping with the education? In this work, it is looked for to follow a way of reflections concerning the conceptions of the democratic management in education, presented by several authors, in their relationships with the quality of education, for then to analyze in which forms they are related to the System of Evaluation of the Basic Education. For that, it was built a brief historical picture of the creation and development of the national programs of evaluation of education, for subsequent articulation with the concepts already outstanding, in agreement with the social, political and economical contexts in that they insert. It is tried to emphasize, in this monographic work, that the evaluation, while middle of a democratic management, should privilege the educational processes, instead of the results that serve as instrument that takes to the reflection on the practice, in a dialectical process, besides allowing that the process of reflection can be shared so that, the practice can be, more and more, democratic and returned to the social interests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSistema de avaliação da educaçãopor
dc.subjectQuality of the educationeng
dc.subjectSystem of evaluation of educationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleSistema de avaliação da educação básica: limites e possibilidades na gestão democráticapor
dc.title.alternativeSystem of evaluation of the basic education: limits and possibilities in the democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando a crescente valorização das avaliações da educação básica, cabe refletir de que forma a gestão democrática na educação pode ser efetivamente democrática, quando usa como instrumento uma avaliação classificatória. Quais são os limites, e quais são as possibilidades de criação de um sistema nacional de avaliação da educação que seja condizente com o princípio constitucional da gestão democrática na educação? Neste trabalho, busca-se trilhar um caminho de reflexões acerca das concepções da gestão democrática na educação, apresentadas por diversos autores, em suas relações com a qualidade da educação, para então analisar de que forma estão relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica. Para isso, construiu-se um breve quadro histórico da criação e desenvolvimento dos programas nacionais de avaliação da educação, para posterior articulação com os conceitos já destacados, de acordo com os contextos sociais, políticos e econômicos em que se inserem. Procura-se enfatizar, neste trabalho monográfico, que a avaliação, enquanto meio de uma gestão democrática, deve privilegiar os processos educativos, em lugar dos resultados servindo como instrumento que leva à reflexão sobre a prática, em um processo dialético, além de permitir que esse processo de reflexão seja compartilhado para que, a prática seja, cada vez mais, democrática e voltada aos interesses sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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