dc.contributor.advisor | D'Andrea, Crystina Di Santo | |
dc.creator | Castro, Ederson Ayres | |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T11:11:32Z | |
dc.date.available | 2018-07-10T11:11:32Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13714 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | In the current society of knowledge and information, characterized by permanent
changes, the use of new technologies is present in several sectors. In education,
besides providing innovations in teaching-learning, technology of information and
communication stimulate new forms of school management. Given this perspective,
this study approaches school management practices which occur in the digital
environment, specifically through social networks. The main objective of this research
was to investigate the contributions provided by the use of a social network for the
promotion of a democratic and participative management of quality in the elementary
school from a public school of the city of Novo Hamburgo - RS. The methodology
was based on a case study with a qualitative approach where data were produced by
the application of a questionnaire to students, teachers and administrators of the
municipal school, which has a profile on the social network. Furthermore, the
analysis was made of the records using this profile on the social network by the
subjects of research. Data analysis indicated the feasibility of using social networks
to bring the school to students’ everyday life, since those who have internet access
remain virtually the same time they spend in school on social networks. This universe
has to be explored yet with a perspective to encourage the participation of the school
community, with the prospect of strengthening the school relations, decentralize
information and add opinions, seeking a democratic school management through social networks. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Tecnologias da informação | por |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.title | Redes sociais como ferramenta a favor de uma gestão escolar democrática | por |
dc.title.alternative | Social networks as a tool for democratic school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Na atual sociedade do conhecimento e da informação, caracterizada por
permanentes transformações, a utilização das novas tecnologias está presente nos
mais diversos setores. Na educação as tecnologias da informação e comunicação,
além de proporcionar inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem,
estimulam novas formas de gestão escolar. Diante desta perspectiva, este estudo
aborda práticas de gestão escolar que ocorrem no meio digital, especificamente por
meio das redes sociais. A pesquisa teve como objetivo principal pesquisar as
contribuições proporcionadas pelo uso de uma rede social para a promoção de uma
gestão democrática e participativa de qualidade em uma escola pública de ensino
fundamental do município de Novo Hamburgo - RS. A metodologia teve como base
um estudo de caso com abordagem qualitativa em que os dados foram produzidos
por meio da aplicação de um questionário aos alunos, professores e gestores da
escola municipal, a qual possui um perfil na rede social. Além disso, foi feita a
análise dos registros de utilização deste perfil na rede social por parte dos sujeitos
pesquisa. A análise dos dados indicou a viabilidade do uso de redes sociais para
aproximar a escola do cotidiano dos alunos, visto que aqueles que possuem acesso
a internet permanecem praticamente o mesmo tempo que passam na escola em
redes sociais. Este universo ainda precisa ser explorado na perspectiva de estimular
a participação da comunidade escolar, com a perspectiva de fortalecer as relações
escolares, descentralizar informações e somar opiniões, buscando uma gestão
escolar democrática por meio das redes sociais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |