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dc.contributor.advisorD'Andrea, Crystina Di Santo
dc.creatorCastro, Ederson Ayres
dc.date.accessioned2018-07-10T11:11:32Z
dc.date.available2018-07-10T11:11:32Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13714
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractIn the current society of knowledge and information, characterized by permanent changes, the use of new technologies is present in several sectors. In education, besides providing innovations in teaching-learning, technology of information and communication stimulate new forms of school management. Given this perspective, this study approaches school management practices which occur in the digital environment, specifically through social networks. The main objective of this research was to investigate the contributions provided by the use of a social network for the promotion of a democratic and participative management of quality in the elementary school from a public school of the city of Novo Hamburgo - RS. The methodology was based on a case study with a qualitative approach where data were produced by the application of a questionnaire to students, teachers and administrators of the municipal school, which has a profile on the social network. Furthermore, the analysis was made of the records using this profile on the social network by the subjects of research. Data analysis indicated the feasibility of using social networks to bring the school to students’ everyday life, since those who have internet access remain virtually the same time they spend in school on social networks. This universe has to be explored yet with a perspective to encourage the participation of the school community, with the prospect of strengthening the school relations, decentralize information and add opinions, seeking a democratic school management through social networks.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTecnologias da informaçãopor
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.titleRedes sociais como ferramenta a favor de uma gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeSocial networks as a tool for democratic school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNa atual sociedade do conhecimento e da informação, caracterizada por permanentes transformações, a utilização das novas tecnologias está presente nos mais diversos setores. Na educação as tecnologias da informação e comunicação, além de proporcionar inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem, estimulam novas formas de gestão escolar. Diante desta perspectiva, este estudo aborda práticas de gestão escolar que ocorrem no meio digital, especificamente por meio das redes sociais. A pesquisa teve como objetivo principal pesquisar as contribuições proporcionadas pelo uso de uma rede social para a promoção de uma gestão democrática e participativa de qualidade em uma escola pública de ensino fundamental do município de Novo Hamburgo - RS. A metodologia teve como base um estudo de caso com abordagem qualitativa em que os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário aos alunos, professores e gestores da escola municipal, a qual possui um perfil na rede social. Além disso, foi feita a análise dos registros de utilização deste perfil na rede social por parte dos sujeitos pesquisa. A análise dos dados indicou a viabilidade do uso de redes sociais para aproximar a escola do cotidiano dos alunos, visto que aqueles que possuem acesso a internet permanecem praticamente o mesmo tempo que passam na escola em redes sociais. Este universo ainda precisa ser explorado na perspectiva de estimular a participação da comunidade escolar, com a perspectiva de fortalecer as relações escolares, descentralizar informações e somar opiniões, buscando uma gestão escolar democrática por meio das redes sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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