O papel dos pais na participação da gestão escolar: um estudo de caso
Resumo
Os pais desejam que a escola ofereça um espaço de qualidade e acolhimento que motivem seus filhos para aprender. Além disso, os pais devem estabelecer um laço de participação conjunta à escola. A escola, pensando em efetivar uma gestão democrática e compor uma comunidade escolar participativa, deve abrir tempos e espaços de aproximação para que isso aconteça. Assim dependendo da participação dos pais e também da abertura dessa iniciativa da escola poderemos perceber como acontece a participação na gestão escolar. A presente pesquisa buscou analisar a participação dos pais na gestão escolar e verificar como acontece essa participação em uma escola privada que atende apenas filhos de industriários, no município de Gravataí (RS). A pesquisa teve um cunho qualitativo e foi do tipo estudo de caso. Os instrumentos da coleta de dados foram os documentos da escola, questionários semi-abertos aplicados aos pais e uma entrevista com a supervisora pedagógica. Os resultados apontam que a participação dos pais se resume em participar de reuniões e eventos na escola. A maioria dos pais não participa da elaboração e nem conhecem os documentos norteadores do trabalho da escola, como o Projeto Pedagógico, Leis, Normas e Regulamentos. O pai não tem o conhecimento de como funciona a gestão da escola que seus filhos frequentam. Essa escola tenta fazer com que os pais participem da gestão escolar, mas reconhece as limitações desse processo. Assim, a gestão democrática que inclua a participação efetiva dos pais ainda é um desafio nessa escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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