dc.contributor.advisor | D'Andrea, Crystina Di Santo | |
dc.creator | Bressan, Érica | |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T12:51:16Z | |
dc.date.available | 2018-07-11T12:51:16Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13742 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Parents want the school to offers a quality and welcoming space that will encourage their children to learn. Furthermore, parents must take part of the school continuously. The school must open times and approximation spaces to make this real, this way the school does a democratic management and will have a community participatory. So depending on the participation of parents and also of opening of school we can understand how it happens participation in the management school. This research analyze the participation of parents in school management and checks how it happens participation in a private school located at Gravataí(RS), which accept only children of industrial workers. This qualitative research was developed like a Case Study. The instruments of data collection were the school documents, semi-open questionnaires applied to parents and an interview with the educational supervisor. The results indicate that parental involvement is summarized in attending meetings and events at the school. Most parents don't participate of elaboration and they don't know the documents guiding the work of the school, such as the Pedagogical Project, Laws, Rules and Regulations. Parents don't have the knowledge of how works the management of the school where their children attend. This school tries to involve parents in school management but recognizes the limitations of this process. Thus, democratic management, that includes the effective participation of parents, is still a challenge in this school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Parents | eng |
dc.title | O papel dos pais na participação da gestão escolar: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The role of parents in school management participation: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os pais desejam que a escola ofereça um espaço de qualidade e acolhimento que motivem seus filhos para aprender. Além disso, os pais devem estabelecer um laço de participação conjunta à escola. A escola, pensando em efetivar uma gestão democrática e compor uma comunidade escolar participativa, deve abrir tempos e espaços de aproximação para que isso aconteça. Assim dependendo da participação dos pais e também da abertura dessa iniciativa da escola poderemos perceber como acontece a participação na gestão escolar. A presente pesquisa buscou analisar a participação dos pais na gestão escolar e verificar como acontece essa participação em uma escola privada que atende apenas filhos de industriários, no município de Gravataí (RS). A pesquisa teve um cunho qualitativo e foi do tipo estudo de caso. Os instrumentos da coleta de dados foram os documentos da escola, questionários semi-abertos aplicados aos pais e uma entrevista com a supervisora pedagógica. Os resultados apontam que a participação dos pais se resume em participar de reuniões e eventos na escola. A maioria dos pais não participa da elaboração e nem conhecem os documentos norteadores do trabalho da escola, como o Projeto Pedagógico, Leis, Normas e Regulamentos. O pai não tem o conhecimento de como funciona a gestão da escola que seus filhos frequentam. Essa escola tenta fazer com que os pais participem da gestão escolar, mas reconhece as limitações desse processo. Assim, a gestão democrática que inclua a participação efetiva dos pais ainda é um desafio nessa escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |