(Re)conhecimento dos atores envolvidos em um programa de residência em atenção básica: ênfase nos processos pedagógicos e práticos
Resumen
Este estudo teve como objetivo conhecer os diferentes atores envolvidos em um Programa de Residência Multiprofissional – ênfase na Atenção Básica –, as atividades desenvolvidas por eles, seus conhecimentos a respeito do Projeto Pedagógico e, ainda, de como se autoavaliam enquanto participantes do referido Programa. Trata-se de um estudo de caso que envolve profissionais do Programa, com análises quali-quantitativas, realizado a partir da exploração e descrição de fatos obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada. A maioria dos sujeitos
- 17 (85%) – entrevistados foi do sexo feminino e da cor branca; a média de idade dos residentes foi de 27,25 anos; a média de idade dos preceptores foi de 37,16. Quanto aos tutores, houve equilíbrio entre os sexos e a média de idade foi de 46 anos. A profissão predominante dos residentes e dos preceptores foi a Enfermagem. A maioria dos sujeitos 15 (75%) disse conhecer o Projeto Pedagógico do Programa. Das atividades desenvolvidas pelos residentes, destacaram-se, além das atividades próprias de campo e núcleo, ambas citadas por 10 (83,33%), o Planejamento - um (8,3%) e o Matriciamento, citado por três (25%). Dos 12 residentes, apenas um (8,33%) não se autoavaliou positivamente; quanto aos preceptores e tutores obteve-se autoavaliação 100% positiva. Constatou-se restrita crítica e reflexão sobre aspectos importantes da formação - conhecimento do Projeto Pedagógico do Programa, das ações previstas de serem desenvolvidas e de autoavaliação. Convém ampliar os processos e os estudos das políticas de saúde e de avaliação inerentes ao trabalho e à formação acadêmica em Programas de Residência Multiprofissional.
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