dc.contributor.advisor | Uaska, Izabel Cristina | |
dc.creator | Estormovski, Renata Cecilia | |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T13:21:21Z | |
dc.date.available | 2018-07-16T13:21:21Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13793 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This work aims to deepen the research around the Educational Quality theme, presenting a
comparative study between the two ways through which such quality is designed during
school time and in its space: the approach brought by the Educational Neoliberalism, shown
on Education Blitz JN no Ar, and the idea built by the Democratic School Management. The
goals outlined to be accomplished are to conceptualize, compare and contrast these
conceptions, from the understanding of its historical development and its embodiments
nowadays. Therefore, having a base on a quality research, through Content Analyses Method,
this monograph has made a documental-bibliographic search and, from those, was able to
compare both concepts and got conclusions out of them. In this, it has been concluded that the
approach brought by the Democratic Management encompasses, therein Quality, several
facets which make up the pedagogical day-by-day, just as the comprehensiveness of all the
actors form the school community in the concept of the aforementioned Management. In
opposite to this, the concept based on the Neoliberal ideas values only a numerical indicator,
which comes from external evaluations and which is ratified in the grade contemplated in this
analysis. Therefore, the understandings are dichotomous and adverse in its birth and in its
development inside the school environment, presenting themselves to be constituted of
antagonistic and opposite meanings. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Qualidade da educação | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Education quality | eng |
dc.subject | Democratic school management | eng |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.title | Blitz da educação JN no ar x gestão democrática: um estudo comparativo entre as conceituações de qualidade da educação | por |
dc.title.alternative | Education blitz JN no ar vs. democratic management: a comparative study between the concepts of education quality | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa aprofundar as pesquisas em torno da temática da Qualidade da
Educação, apresentando um estudo comparativo entre duas formas pelas quais esta é
concebida nos espaços e tempos escolares: a abordagem trazida pelo Neoliberalismo
Educacional, ilustrada pela Blitz da Educação JN no Ar, e a ideação construída pela Gestão
Escolar Democrática. Os objetivos delineados para tal são conceituar, comparar e confrontar
estas concepções, a partir da compreensão de seu desenvolvimento histórico e de suas
concretizações na atualidade. Assim, baseando-se em uma pesquisa qualitativa, por meio do
método de Análise de Conteúdo, esta monografia realizou uma busca bibliográficadocumental
e, a partir destes, pôde-se comparar as conceituações de ambas e se obterem
conclusões. Nesta, constatou-se que a abordagem trazida pela Gestão Democrática engloba,
na constituição da Qualidade, as variadas facetas que compõe o cotidiano pedagógico, bem
como a abrangência de todos os atores da comunidade escolar na conceituação da mesma. Ao
contrário desta, a concepção baseada no ideário Neoliberal valoriza apenas um indicador
numérico, que advém de avaliações externas e que são ratificados na série contemplada nesta
análise. Assim, as compreensões demonstram-se como dicotômicas e adversas em sua gênese
e em seu desenvolvimento dentro dos ambientes escolares, demonstrando-se constitutivas de
significações contrárias e antagônicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |