dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Carré, Josiane Caroline Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T11:45:00Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T11:45:00Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13825 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The UFSM‟S Pedagogy course has presented a majority of women as students historically. This works presents thinking of men‟s insertion in this course between 1974 and 2011. The study‟s main goal was analyze and thinking about the men‟s insertion in the UFSM‟S Pedagogy course. The work emphasizes the insertion‟s history, it is discussed about the pathway followed by men, who faced prejudices and difficulties. A descriptive research characterized as case study, with qualitative and quantitative analyses were made in order to answer the given questions. Some data were provided by DERCA, which is a department of the university responsible for enrollment, as well as structured questionnaires were applied and analyzed. Thus, throughout the searched data, the initial freshmen number was stocktaking, as well as the graduated number during the period of 1974 up 2011. To sustain this study some previous works were visited as: Louro (1997), Abreu (2006), Estevão (2001), Ferreira (2009) and Gadotti (2009) relevant works. In this way, it was possible to conclude that initial freshmen number in the course is higher than the graduated number, a relevant number of students gives the course up. This abandon number might be related to the social models that do not accept men in this work position. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | A inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM e as políticas públicas: um olhar sobre | por |
dc.title.alternative | The insertion on men’s in the course of Pedagogy UFSM’s and public policy: at a glance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O curso de Pedagogia é historicamente representado pela presença feminina. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (1974-2011). Teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM. Dando ênfase à história desta inserção realiza-se uma discussão da trajetória a qual os homens enfrentaram, diante de preconceitos e dificuldades encontrados. Para responder às questões colocadas, realizou-se uma pesquisa descritiva, caracterizada como estudo de caso com análise quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados realizou-se levantamento junto ao DERCA da Universidade e aplicou-se questionários estruturados posteriormente analisados. Dessa forma, através dos dados pesquisados, fez-se um levantamento do número inicial dos ingressantes e quantos concluíram o curso, no período delimitado dos anos de 1974 a 2011. Para a efetivação do trabalho, no campo teórico-metodológico os autores que apoiaram a discussão formam: Louro (1997), Abreu (2006), Estevão (2001), Ferreira (2009) e Gadotti (2009), relevantes para a reflexão do trabalho. Assim pode-se concluir que o numero inicial de ingressantes no curso é superior ao número de formandos, um índice relevante de alunos abandona o curso no decorrer. Este índice de abandono pode estar associado ao desafio do aluno ser aceito na sociedade, e inserir-se no mundo do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |