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dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorCenteno, Fabiana Grala
dc.date.accessioned2018-07-18T12:28:38Z
dc.date.available2018-07-18T12:28:38Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13828
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleEstudo sobre a implantação de uma política pública: o PROEJA no IFRS – campus Porto Alegrepor
dc.title.alternativeStudy on the establishment of a policy public: The PROEJA IFRS on - campus Porto Alegreeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a consolidação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) como política pública no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O problema que deu origem a esse estudo foi: as políticas de assistência estudantil e de acompanhamento, implementadas no PROEJA do Campus Porto Alegre até o primeiro semestre de 2011 contribuem para o acesso e permanência dos estudantes? O objetivo geral do estudo foi investigar como estas políticas cooperam para a continuidade dos estudos pelos alunos. Os objetivos específicos foram: sistematizar a trajetória das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional; levantar dados sobre o PROEJA e sistematizar a trajetória de criação do Instituto Federal – Campus Porto Alegre. A fundamentação teórica do estudo baseou-se nos trabalhos de Aguiar (2001), Kuenzer (1997) Andrade (1993 e 2001), Santos (2006, 2008 e 2010), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005) sobre a integração da EJA à Educação Profissional. Em relação às políticas Públicas e Gestão Democrática da educação aprofundaram-se os estudos a partir de SANDER (2005). A pesquisa caracterizou-se como um estudo qualitativo em educação na perspectiva de Ludke (1986); a abordagem metodológica utilizada foi de um estudo de caso, baseado em Gil (2002). O desenvolvimento da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica e com análise documental, envolvendo estudo do Projeto Político-pedagógico e do Plano de Curso da Instituição, dados de processos seletivos para novos discentes, diários de classe, observações de reuniões pedagógicas e questionários aplicados aos professores e aos técnico-administrativos que operacionalizam e acompanham o Curso. Analisando-se os dados coletados, foi possível compreender que o sorteio, considerado um modo de acesso democrático pode ser repensado com a inserção de outras formas como entrevistas e memoriais no processo seletivo. O acompanhamento pedagógico oferecido pela Instituição é considerado eficiente, no entanto, precisa melhorar a articulação entre os setores e profissionais que acompanham o Curso. O grupo de professores reconhece a importância de instituir as reuniões pedagógicas como espaço de formação continuada em serviço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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