A avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar
Resumen
Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre avaliação escolar no âmbito da
aprendizagem do aluno e abordando a avaliação institucional como indispensável no processo
de qualidade em educação. O estudo buscou entender as concepções de avaliação e analisar
como uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ibirapuitã/RS desenvolve suas
atividades e métodos de avaliação do aluno e se prepara para participar das avaliações
institucionais realizadas pelo governo. Desenvolvida através de uma pesquisa qualitativa,
elaborada com questionário para os pais, professor e diretor de uma turma de 5º ano do ensino
fundamental, o presente trabalho analisou e embasou teoricamente os principais temas
relacionados a educação partindo do pressuposto de que as instituições de ensino atuais
seguem uma gestão democrática e desempenham suas atividades escolares a partir de decisões
coletivas e comprometidas por parte de todos membros da comunidade escolar. Buscando
analisar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e tentando entender de que maneira a
avaliação docente realizada na instituição escolar contribui para o desenvolvimento desse
processo o que se obteve foi uma informação sobre a preocupação de se avaliar bem, valorizar
o aluno, mas não se sabe bem o que e como fazer por parte dos docentes. Além disso,
conhecendo a realidade local, o que se pode entender é que mesmo tentando participar da vida
escolar do aluno, os pais, por uma questão cultural, observam ao longe os resultados, não
sendo membros ativos desse processo.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: