dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Cabó, Leonardo José Freire | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T13:09:46Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T13:09:46Z | |
dc.date.issued | 2011-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13831 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper seeks to discuss the contributions of cultural-historical psychology for early childhood education and their implications for educational management. Adopt-specific purposes are to highlight the relationships between learning and child development, taking as its premise the reflections of the cultural-historical psychology, in its greatest exponents, which are: Vygotsky (2007), Luria (1991, 2005) and Leontiev (1978, 2005). Of a theoretical-bibliographic and documentary, this study takes as a reference, in addition to studies conducted by the School of Vygotsky, the discussions by contemporary authors like Duarte (1996, 2001), Martins (2006), Facci (2004) and Caramel (2007, 2008) as well as analysis of some key documents entered into since the 1990s by international organizations. We support and the authors studied the teaching that allows the individual to take ownership of the knowledge accumulated by humanity historically and direct action of the teacher in this process that is far beyond a mere organizer of learning and teaching, as has been evidenced currently directed to the pedagogical Brazilian public education. Finally, we assert that, at present, policies aimed at assisting the populations of developing countries or underdeveloped countries, which take the basic education as paramount, deny the role of the teacher in the learning process, while it transfers to the individual initiative, responsibility for school education, with the greatest expression called the Movement for Education for All (EFA) that has direct policy and educational programs targeted at developing countries. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | por |
dc.subject | Educação escolar | por |
dc.subject | Papel do professor | por |
dc.subject | Historic-cultural psychology | eng |
dc.subject | School education | eng |
dc.subject | Teacher's role | eng |
dc.title | A psicologia histórico-cultural e as relações entre aprendizagem e desenvolvimento da criança: contribuições em defesa do “ato de ensinar” | por |
dc.title.alternative | Psychology-history and cultural relations between learning and child development: in defense of contributions “act of teaching” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca discutir as contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação infantil e suas implicações para a gestão educacional. Adota-se como objetivos específicos evidenciar as relações entre aprendizagem e desenvolvimento da criança, adotando como pressuposto as reflexões da psicologia histórico-cultural, em seus expoentes maiores, quais sejam: Vigotski (2007), Luria (1991; 2005) e Leontiev (1978; 2005). De caráter teórico-bibliográfico e documental, o presente estudo adota como referencial, além dos estudos realizados pela Escola de Vigotski, as discussões realizadas por autores contemporâneos como Duarte (1996;2001), Martins (2006), Facci (2004) e Carmo (2007; 2008) além da análise de alguns dos principais documentos celebrados desde a década de 1990 pelos Organismos Internacionais. Defendemos assim como os autores estudados, o ensino que possibilita que o indivíduo se aproprie dos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e a ação direta do professor neste processo que está para muito além de um mero organizador da aprendizagem e das atividades de ensino, como tem sido evidenciado atualmente pelas propostas pedagógicas direcionadas a educação pública brasileira. Por fim, asseveramos que, na atualidade, as políticas voltadas para o atendimento das populações dos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, que tomam o Ensino Básico como primordial, negam o papel do professor no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que transfere para a iniciativa individual a responsabilidade pela educação escolar, tendo como expressão maior o chamado Movimento de Educação para Todos (EPT) que passou a direcionar as políticas e programas educacionais direcionados aos países subdesenvolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |