dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Cavalheiro, Joana Andrea Saciloto | |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T15:06:49Z | |
dc.date.available | 2018-07-18T15:06:49Z | |
dc.date.issued | 2011-10-31 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13836 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Este estudio enfoca la propuesta del PROEJA, con el objetivo de evidenciar el proceso de inclusión en esta modalidad de educación y su interferencia en la calidad de vida de los estudiantes. Caracterizado como pesquisa bibliográfica, este estudio busca subsidios, en teóricos que abordan el tema, como: Freire(1979, 1987), Nóvoa (1991), Gil(2002), Senra(2008) y otros. El Proeja propone traer a la escuela la vivencia del estudiante que trabaja y utizar en la práctica diaria, en clase, las experiencias de esos alumnos, con la finalidad de integrar escuela y sociedad. Aunque políticas públicas sean implementadas, con vista a alcanzar ese propósito, persiste el desafío de mantener los jóvenes y adultos en la escuela y hacerlos comprender que, con la educación, pueden garantizar su lugar en la sociedad y mejorar su calidad de vida. Para tanto, se necesita avanzar en la dirección del cambio y el compromiso de todos los sectores involucrados en el proceso educativo. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Ensino de qualidade | por |
dc.subject | Qualidade de vida | por |
dc.subject | Inclusión | spa |
dc.subject | Enseñanza de calidad | spa |
dc.subject | Calidad de vida | spa |
dc.title | A educação inclusiva no PROEJA: algumas reflexões | por |
dc.title.alternative | La educación inclusiva en PROEJA: algunas reflexiones | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a proposta do PROEJA, objetivando evidenciar o processo inclusivo nesta modalidade de educação e sua interferência na qualidade de vida dos educandos. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, este estudo busca subsídios em teóricos que abordam o assunto, tais como: Freire (1979, 1987, 1997), Gil (2002), Senra, (2008), Nóvoa (1991), entre outros. O PROEJA propõe trazer para a escola a vivência do aluno trabalhador e utilizar na prática diária de sala de aula as experiências deste alunado, a fim de integrar escola e sociedade. Embora políticas públicas estejam sendo implementadas com vistas a atingir esse propósito, persiste o desafio de manter os jovens e adultos nas escolas e fazê-los perceber que, com a educação, podem garantir seu lugar na sociedade e melhorar sua qualidade de vida. Para tanto, são necessários avanços na direção das mudanças e comprometimento de todos os setores envolvidos no processo educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |