Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorCavalheiro, Joana Andrea Saciloto
dc.date.accessioned2018-07-18T15:06:49Z
dc.date.available2018-07-18T15:06:49Z
dc.date.issued2011-10-31
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13836
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractEste estudio enfoca la propuesta del PROEJA, con el objetivo de evidenciar el proceso de inclusión en esta modalidad de educación y su interferencia en la calidad de vida de los estudiantes. Caracterizado como pesquisa bibliográfica, este estudio busca subsidios, en teóricos que abordan el tema, como: Freire(1979, 1987), Nóvoa (1991), Gil(2002), Senra(2008) y otros. El Proeja propone traer a la escuela la vivencia del estudiante que trabaja y utizar en la práctica diaria, en clase, las experiencias de esos alumnos, con la finalidad de integrar escuela y sociedad. Aunque políticas públicas sean implementadas, con vista a alcanzar ese propósito, persiste el desafío de mantener los jóvenes y adultos en la escuela y hacerlos comprender que, con la educación, pueden garantizar su lugar en la sociedad y mejorar su calidad de vida. Para tanto, se necesita avanzar en la dirección del cambio y el compromiso de todos los sectores involucrados en el proceso educativo.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEnsino de qualidadepor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectInclusiónspa
dc.subjectEnseñanza de calidadspa
dc.subjectCalidad de vidaspa
dc.titleA educação inclusiva no PROEJA: algumas reflexõespor
dc.title.alternativeLa educación inclusiva en PROEJA: algunas reflexionesspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoO presente estudo aborda a proposta do PROEJA, objetivando evidenciar o processo inclusivo nesta modalidade de educação e sua interferência na qualidade de vida dos educandos. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, este estudo busca subsídios em teóricos que abordam o assunto, tais como: Freire (1979, 1987, 1997), Gil (2002), Senra, (2008), Nóvoa (1991), entre outros. O PROEJA propõe trazer para a escola a vivência do aluno trabalhador e utilizar na prática diária de sala de aula as experiências deste alunado, a fim de integrar escola e sociedade. Embora políticas públicas estejam sendo implementadas com vistas a atingir esse propósito, persiste o desafio de manter os jovens e adultos nas escolas e fazê-los perceber que, com a educação, podem garantir seu lugar na sociedade e melhorar sua qualidade de vida. Para tanto, são necessários avanços na direção das mudanças e comprometimento de todos os setores envolvidos no processo educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto