Percepções discentes sobre o ensino experimental e teórico de química para o Proeja de uma escola estadual de Santa Maria
Abstract
Este estudo traz a análise das percepções discentes do ensino regular noturno da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Maria Rocha, Santa Maria, RS, sobre a integração entre o ensino teórico e experimental de Química com vistas à implantação da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e busca estabelecer um diálogo entre as respostas dos estudantes e autores estudiosos na área de química e educação de jovens e adultos, onde se utilizou a pesquisa de campo e caracterizou-se como um estudo qualitativo. Ao analisar as percepções discentes, constatou-se que, apesar da disciplina de química ser reconhecida pelos alunos como difícil, aproximadamente 50% deles, gostam desta ciência e salientam a importância da integração entre aulas teóricas e experimentais para a qualificação da relação ensino e aprendizagem. No que diz respeito ao PROEJA, para os questionamentos: Como se deve proceder para ensinar Química no PROEJA de modo a favorecer uma aprendizagem significativa? Como elevar o nível da escolaridade e influenciar positivamente na construção dos conhecimentos profissionais dos estudantes jovens e adultos tendo como horizonte o mundo do trabalho? Evidenciou-se neste estudo, a necessidade de novas estratégias metodológicas, abordagens contextualizadas dos conceitos químicos relacionados aos saberes prévios dos alunos, fruto de suas experiências de vida, onde se reforça a importância da integração - escolarização e mundo do trabalho, pensada como política pública que trate da universalização de direitos, e da redução das desigualdades sociais, com uma nova postura dos sujeitos diante da realidade social.
The following license files are associated with this item: