Uma abordagem da gestão escolar sobre as dificuldades de aprendizagem na escola
Resumo
Baseado em pesquisas realizadas, foi constatado que muitos professores possuem uma deficiência no entendimento sobre as dificuldades de aprendizagem e dificuldades para a realização de cursos de formação. A presente pesquisa buscou analisar como os professores de uma escola de ensino fundamental da rede pública atuam nas questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem. Para este fim foi empregada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo, para isso, realizado um questionário com cinco professores, um supervisor e um representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As questões abordadas fazem refletir sobre como é importante uma estrutura escolar apoiada em valores democráticos onde se priorize um trabalho conjunto com pais, alunos, professores, equipe diretiva, comunidade e governo, para auxiliar os professores como conduzir casos de dificuldades na aprendizagem de seus alunos. O projeto político pedagógico da escola fez parte do estudo em questão, sendo analisados documentos, a atuação dos professores e direção, as verbas destinadas, a participação dos vários segmentos em articulação ou oposição a práticas democráticas de inclusão, bem como a fiscalização dos órgãos superiores (em especial a CRE) , a fim de relacionar a gestão educacional no contexto desta problemática na escola. Assim é possível perceber o quanto as políticas públicas que amparam a gestão escolar são essenciais, tanto no apoio financeiro, quanto no auxilio à formação do profissional docente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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