dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Calegari, Itiane | |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T12:34:27Z | |
dc.date.available | 2018-07-19T12:34:27Z | |
dc.date.issued | 2012-11 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13848 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Based on realized researches, was evidenced who many teachers have a deficiency on understanding about difficulties on learning and difficulties on do formation courses. The present study searched to analyze how the teachers of an elementary school in the public system, works issues surrounding the learning difficulties. For this purpose we used a qualitative research case study type, conducted through a questionnaire with five teachers, a supervisor and one representative from the 8th Regional Education Coordination (in portuguese Coordenadoria regional de educação, CRE). The issues dealt make us reflect on how important are a school structure supported by democratic values that prioritize working together with parents, students, teachers, management team, community and government to assist teachers to deal with cases of difficulties in learning of their students. The pedagogical political project of the school was part of the study in question, and also analyzed documents, the performance of the teacher and management team, budgets for, the participation of various segments in conjunction or opposition to practices democratic of inclusion as well as the supervision of governing bodies (in particular CRE), relating to educational administration in the context of this problematic at school. So we realize how essential public policy that support school management, both financially as well as intends to help the training of professional teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Learning difficulties | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Uma abordagem da gestão escolar sobre as dificuldades de aprendizagem na escola | por |
dc.title.alternative | An approach to school management about learning difficulties in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Baseado em pesquisas realizadas, foi constatado que muitos professores possuem uma deficiência no entendimento sobre as dificuldades de aprendizagem e dificuldades para a realização de cursos de formação. A presente pesquisa buscou analisar como os professores de uma escola de ensino fundamental da rede pública atuam nas questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem. Para este fim foi empregada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo, para isso, realizado um questionário com cinco professores, um supervisor e um representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As questões abordadas fazem refletir sobre como é importante uma estrutura escolar apoiada em valores democráticos onde se priorize um trabalho conjunto com pais, alunos, professores, equipe diretiva, comunidade e governo, para auxiliar os professores como conduzir casos de dificuldades na aprendizagem de seus alunos. O projeto político pedagógico da escola fez parte do estudo em questão, sendo analisados documentos, a atuação dos professores e direção, as verbas destinadas, a participação dos vários segmentos em articulação ou oposição a práticas democráticas de inclusão, bem como a fiscalização dos órgãos superiores (em especial a CRE) , a fim de relacionar a gestão educacional no contexto desta problemática na escola. Assim é possível perceber o quanto as políticas públicas que amparam a gestão escolar são essenciais, tanto no apoio financeiro, quanto no auxilio à formação do profissional docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |