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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorCalegari, Itiane
dc.date.accessioned2018-07-19T12:34:27Z
dc.date.available2018-07-19T12:34:27Z
dc.date.issued2012-11
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13848
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractBased on realized researches, was evidenced who many teachers have a deficiency on understanding about difficulties on learning and difficulties on do formation courses. The present study searched to analyze how the teachers of an elementary school in the public system, works issues surrounding the learning difficulties. For this purpose we used a qualitative research case study type, conducted through a questionnaire with five teachers, a supervisor and one representative from the 8th Regional Education Coordination (in portuguese Coordenadoria regional de educação, CRE). The issues dealt make us reflect on how important are a school structure supported by democratic values that prioritize working together with parents, students, teachers, management team, community and government to assist teachers to deal with cases of difficulties in learning of their students. The pedagogical political project of the school was part of the study in question, and also analyzed documents, the performance of the teacher and management team, budgets for, the participation of various segments in conjunction or opposition to practices democratic of inclusion as well as the supervision of governing bodies (in particular CRE), relating to educational administration in the context of this problematic at school. So we realize how essential public policy that support school management, both financially as well as intends to help the training of professional teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectLearning difficultieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleUma abordagem da gestão escolar sobre as dificuldades de aprendizagem na escolapor
dc.title.alternativeAn approach to school management about learning difficulties in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoBaseado em pesquisas realizadas, foi constatado que muitos professores possuem uma deficiência no entendimento sobre as dificuldades de aprendizagem e dificuldades para a realização de cursos de formação. A presente pesquisa buscou analisar como os professores de uma escola de ensino fundamental da rede pública atuam nas questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem. Para este fim foi empregada uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo, para isso, realizado um questionário com cinco professores, um supervisor e um representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As questões abordadas fazem refletir sobre como é importante uma estrutura escolar apoiada em valores democráticos onde se priorize um trabalho conjunto com pais, alunos, professores, equipe diretiva, comunidade e governo, para auxiliar os professores como conduzir casos de dificuldades na aprendizagem de seus alunos. O projeto político pedagógico da escola fez parte do estudo em questão, sendo analisados documentos, a atuação dos professores e direção, as verbas destinadas, a participação dos vários segmentos em articulação ou oposição a práticas democráticas de inclusão, bem como a fiscalização dos órgãos superiores (em especial a CRE) , a fim de relacionar a gestão educacional no contexto desta problemática na escola. Assim é possível perceber o quanto as políticas públicas que amparam a gestão escolar são essenciais, tanto no apoio financeiro, quanto no auxilio à formação do profissional docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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