O gestor escolar frente ao aluno com necessidades educacionais especiais em situação de miserabilidade
Resumo
A miserabilidade é um misto da vulnerabilidade social com a perspectiva econômica, crucial para o entendimento da necessidade educacional especial no contexto aqui apresentado. Esta perspectiva guia o estudo, realizado no Instituto Estadual Padre Caetano. Para ilustrar o trabalho e incitar ao tema é utilizado um curta metragem denominado “Ilha das Flores” que foca a problemática daqueles que vivem de e no lixo. A escolha se justifica devido aos alunos serem em geral filhos e filhas de catadores, habitantes de uma zona muito pobre da cidade de Santa Maria. A reflexão se dá em torno de como esse contexto social de extrema pobreza e miserabilidade irá refletir no aluno e como o gestor vê este aluno. Esse, ao chegar à escola carrega ainda o estigma da necessidade educacional especial e tem dificuldades de inserção aumentadas. É necessário aproximar-se do aluno através de sua realidade, e somente a partir desta perspectiva educar, já que as experiências e vivências do aluno são decisivas na aprendizagem. Pensar a educação desses alunos duplamente excluídos é difícil, cabe ao gestor escolar buscar estratégias de ensino, para a sala de aula ser um ambiente atrativo. O trabalho visa colaborar nesse sentido, explorando possibilidades de criar novas imagens da realidade desse aluno.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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