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dc.creatorFros, Carmen Lia Remedi
dc.date.accessioned2018-07-20T21:02:29Z
dc.date.available2018-07-20T21:02:29Z
dc.date.issued2017-05-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13876
dc.description.abstractThe university extension programs have becoming noticeable in the academic field. They are the supporter of the transforming interaction between University and society, and thus the programs have become institutionalized through many laws since 1931. Therefore, in 1988 the indissolubility of research, teaching and extension in universities are included as a Constitutional principle. The National Plan for Education (2014-2024) is a public policy which through 12.7 strategy aims at ensuring at least 10% of credits concerning graduation courses be incorporated by extension activities, especially the ones with significant relevance. In this article has been discussed proposals for the implementation of curriculum extension in Administration course at Universidade Federal do Pampa, a multicampi institution fonded in 2006 which has a goal of instigating the growth and development of south region in Rio Grande do Sul. The article is based on an exploratory research with qualitative approach characterized as a study case which using the documental analysis and interviews gathered data about extension in the institution, thus information about how the institutional governing body are being organized in order to accomplish the goals and how professors of other Campi and course apprehend the university extension, the curriculum extension goal and possible impacts. After analysing data, it was noticed that there is a lack of knowledge not only about curricularisation of extension, but also about university extension - even among extensionists. Several adjustments are required for the implementation of extension crediting in the course and in the institution. These changes were suggested in the work, however, it was not possible to define the best alternative indicated for the implemention of extension credited in the course.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectCurricularização da extensãopor
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectCurriculum extensioneng
dc.subjectNational Plan for Educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectAdministrationeng
dc.titleCurricularização da extensão: sugestões para a implantação no curso de administração da Unipampapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA extensão universitária vem obtendo destaque no meio acadêmico. Entendida como promotora da interação transformadora entre Universidade e sociedade, tem se institucionalizado através de diversas leis desde 1931 e em 1988 a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas Universidades é colocado como princípio Constitucional. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) é uma política pública, que visa, através da estratégia 12.7, assegurar que no mínimo 10% dos créditos dos cursos de graduação sejam integralizados através de atividades de extensão, prioritariamente aquelas de grande relevância social. Este trabalho discute propostas para a implementação da curricularização da extensão no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa, instituição multicampi criada em 2006 com o objetivo de estimular o crescimento e o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso que através de análise documental e entrevistas coletou dados sobre a extensão na instituição, levantou informações sobre como os órgãos dirigentes da instituição estão se estruturando para o cumprimento desta meta e como os professores de outros Campi e do curso percebem a extensão universitária, a meta da curricularização desta e seus possíveis impactos. Após análise dos dados coletados, nota-se que há um desconhecimento não só sobre a curricularização da extensão, mas também sobre sobre a extensão universitária – mesmo entre extensionistas. Percebeu-se que são necessárias diversas adequações para a implementação da creditação da extensão no curso e na instituição. Essas mudanças foram sugeridas no trabalho, no entanto, não foi possível definir qual a melhor forma de implementação da curricularização no curso.por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Debora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786960732238120por
dc.contributor.referee2Arns, Ulrika
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961676608905522por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598122953868733por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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