dc.contributor.advisor | Coelho, Gilberto | |
dc.creator | Cechin, Angela | |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T13:07:28Z | |
dc.date.available | 2018-07-23T13:07:28Z | |
dc.date.issued | 2010-01-30 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13880 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on an experience in environmental education through the ludic behavior valorization in children of a community socially and economically heterogeneous. Methodology was based on the qualitative research in education through participative research. The educational activities were directed to a class of first-year students of the early years of elementary school State College Professor Edna May Cardoso, Santa Maria, RS, Brazil. It was developed and implemented a series of eight recreational activities both at school, and, especially, in its vicinity in order to bring students of different elements present in its urban location, such as nature, animals, plants, community, etc. During the search, it was tried to start from the own environmental children’s concepts and values toward the formal scientific concepts and ethical values by the dialogicity and children sensitization in relation to the local environmental issues. Through field trips, games and plays, students came into contact with the reality of their neighborhood, identified situations in which environmental neglect became apparent and began a process of social critique. During the research, we have observed several expressions of environmental awareness and incorporation of environmental values integrated with a critique of real world through language and drawing. Thus, it was noted that the work of environmental education through games and play can contribute to the construction of the ludic, ethical individual and responsible individual for the preservation of life on the planet. Based on these aspects, it is suggested a teaching work in which the ludic is present in the daily life of the child to provide moments of pleasure and freedom in order to became the educational work less monotonous and dispiriting. It is emphasized also the importance of the rescue of playfulness as a means of preparation for life, because through small attitudes of awareness incorporated with enjoyment of life we can realize the importance of action of each one of us to preserve the planet and transforming the society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Playful activities | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Trabalhando a educação ambiental através dos aspectos lúdicos em uma classe de séries iniciais do ensino fundamental de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este estudo refere-se a uma experiência em educação ambiental através da valorização da dimensão lúdica em crianças de uma comunidade social e economicamente heterogênea. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa qualitativa em educação através da pesquisa participante. As atividades pedagógicas foram dirigidas a uma turma de primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Santa Maria, RS, Brasil. Foi desenvolvida e aplicada uma série de oito atividades lúdicas tanto no espaço escolar, quanto, principalmente, em seu entorno a fim de aproximar o aluno dos diversos elementos presentes no seu meio urbano local, como natureza, animais, plantas, comunidade, etc. Durante a pesquisa, tentou-se partir dos conceitos próprios da criança em direção a elaboração de conceitos científicos e valores éticos formais pela dialogicidade e sensibilização da criança em relação as questões ambientais locais. Através de passeios, jogos e brincadeiras, os alunos entraram em contato com a realidade do bairro, identificaram situações em que o descaso ambiental tornava-se evidente e puderam iniciaram um processo de crítica social junto com o professor. No decorrer da pesquisa, foi possível perceber expressões de sensibilização ambiental e incorporação de novos valores ambientais integrados à crítica do mundo real através da linguagem e do desenho. Dessa forma, percebeu-se que o trabalho em educação ambiental através de jogos e brincadeiras é capaz de contribuir para a construção do indivíduo lúdico, ético, e responsável e pela preservação da vida no planeta. Baseado nesses aspectos sugere-se um trabalho pedagógico no qual o lúdico esteja presente no cotidiano da criança para proporcionar momentos de prazer e liberdade tornando o trabalho educacional menos monótono e desanimador. Ressalta-se, ainda, a importância do resgate da ludicidade como meio de preparação para a vida, pois através de pequenos gestos de conscientização incorporados com o prazer de viver percebemos a importância da ação de cada um de nós para a preservação do planeta e transformação da sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |