dc.contributor.advisor | Costa, Vânia Medianeira Flores | |
dc.creator | Correia, Daniele | |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T13:27:14Z | |
dc.date.available | 2018-07-23T13:27:14Z | |
dc.date.issued | 2011-07-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13881 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The major difficulty in teaching and learning of chemical contents experienced by
many students, especially in high school, is often attributed to the distance between
the chemical knowledge learned in the classroom and its application to situations
experienced by the student in their daily lives. Faced with this reality and based on
the need to develop themes that address environmental issues in chemistry classes,
this monograph is proposed to show a possibility to insert the topic environmental
education in chemistry classes and in basic education. To this end, the methodology
employed was the use of experimental activity, combined with reading and
discussion of reports that ensure awareness of environmental issues by means of
chemical knowledge. The methodological approach proved adequate for the class
the chemical contents were naturally arise, which facilitated the understanding of
problems related to environmental issues, and also gave the students an insight into
the chemistry of a more nuanced and meaningful. It is expected that the proposed
work presented here could serve as a basis and inspiration for educators who are
interested in improving their teaching methods and improve the performance and
advantage of their students, especially in Chemistry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Atividade experimental | por |
dc.subject | Chemical | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Experimental activity | eng |
dc.title | Educação ambiental nas aulas de química: um compromisso com a cidadania | por |
dc.title.alternative | Environmental education in chemistry classes: a commitment to citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos químicos
vivenciada por boa parte dos estudantes, em especial no Ensino Médio, é atribuída
muitas vezes, ao distanciamento existente entre os conhecimentos químicos
aprendidos em sala de aula e sua aplicação em situações vivenciadas pelo aluno em
seu cotidiano. Frente a essa realidade e baseado na necessidade de se desenvolver
temas que abordem a questão ambiental nas aulas de química, este estudo se
propôs a mostrar uma possibilidade de se inserir a tema educação ambiental nas
aulas de química na Educação Básica. Para tal, a metodologia empregada foi o uso
da atividade experimental, aliada a leitura e discussão de reportagens que
viabilizassem a conscientização de questões ambientais por meio do conhecimento
químico. A abordagem metodológica mostrou-se adequada, durante a aula os
conteúdos químicos foram surgindo naturalmente, o que facilitou a compreensão dos
problemas relacionados às questões ambientais, e ainda, proporcionou ao aluno
uma visão da Química de forma mais contextualizada e significativa. Espera-se que
as propostas de trabalho aqui apresentadas possam servir de base e de inspiração
para os educadores que estejam interessados em aprimorar seu método de ensino,
bem como melhorar o desempenho e aproveitamento de seus alunos, em especial
na área de Química. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |