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dc.creatorFrasson, Alex Thomas Almeida
dc.date.accessioned2018-07-24T19:21:01Z
dc.date.available2018-07-24T19:21:01Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13897
dc.description.abstractAlthough a thoroughly researched topic, terrain rendering still presents challenges. For instance, many applications rely on accurate visualization of highly detailed and vast terrain, requiring the efficient use of both GPU and CPU in order to provide real-time rendering. Additionally, the increased availability of high resolution global coverage elevation datasets demands rendering systems capable of accounting for the shape of the planet. Even though previous techniques are capable of rendering such datasets, most target visualization only and do not account for interactions between the terrain and simulated objects. Therefore, in this work we present a rendering technique for spherical terrains that is capable of visualizing extremely detailed terrains while also supporting interactions with simulated objects. We adapt a continuous levelof- detail technique to the spherical domain and employ procedural generation techniques to produce sub-meter elevation data at run-time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRenderizaçãopor
dc.subjectTerrenos esféricospor
dc.subjectLODpor
dc.subjectGeração proceduralpor
dc.subjectRenderingeng
dc.subjectSpherical-terraineng
dc.subjectLODeng
dc.subjectProcedural generationeng
dc.titleRenderização de terrenos em escala planetáriapor
dc.title.alternativePlanetary-scale terrain renderingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEmbora um tópico muito pesquisado, a renderização de terrenos ainda apresenta desafios. Por exemplo, muitas aplicações dependem de uma visualização precisa de um terreno altamente detalhado e extenso, exigindo o uso eficiente da GPU e CPU para fornecer renderização em tempo real. Além disso, o aumento da disponibilidade de dados de elevação de cobertura global de alta resolução exige sistemas de renderização capazes de considerar a forma do planeta. Mesmo que as técnicas anteriores sejam capazes de renderizar tais conjuntos de dados, a maior parte visa apenas a visualização e não considera interações entre o terreno e objetos. Portanto, neste trabalho, apresentamos uma técnica de renderização para terrenos esféricos que é capaz de visualizar terrenos extremamente detalhados ao mesmo tempo em que suporta interações com objetos simulados. Adaptamos uma técnica de nível de detalhamento contínua ao domínio esférico e empregamos técnicas de geração procedural para produzir dados de elevação de altíssima resolução em tempo de execução.por
dc.contributor.advisor1Pozzer, Cesar Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519764091092504por
dc.contributor.referee1Comba, Joao Luiz Dihl
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0988994019537246por
dc.contributor.referee2Rutzig, Mateus Beck
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5220540043911446por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439142682212720por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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