dc.creator | Frasson, Alex Thomas Almeida | |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T19:21:01Z | |
dc.date.available | 2018-07-24T19:21:01Z | |
dc.date.issued | 2018-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13897 | |
dc.description.abstract | Although a thoroughly researched topic, terrain rendering still presents challenges. For instance,
many applications rely on accurate visualization of highly detailed and vast terrain, requiring
the efficient use of both GPU and CPU in order to provide real-time rendering. Additionally, the
increased availability of high resolution global coverage elevation datasets demands rendering
systems capable of accounting for the shape of the planet. Even though previous techniques
are capable of rendering such datasets, most target visualization only and do not account for
interactions between the terrain and simulated objects. Therefore, in this work we present
a rendering technique for spherical terrains that is capable of visualizing extremely detailed
terrains while also supporting interactions with simulated objects. We adapt a continuous levelof-
detail technique to the spherical domain and employ procedural generation techniques to
produce sub-meter elevation data at run-time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Renderização | por |
dc.subject | Terrenos esféricos | por |
dc.subject | LOD | por |
dc.subject | Geração procedural | por |
dc.subject | Rendering | eng |
dc.subject | Spherical-terrain | eng |
dc.subject | LOD | eng |
dc.subject | Procedural generation | eng |
dc.title | Renderização de terrenos em escala planetária | por |
dc.title.alternative | Planetary-scale terrain rendering | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Embora um tópico muito pesquisado, a renderização de terrenos ainda apresenta desafios. Por
exemplo, muitas aplicações dependem de uma visualização precisa de um terreno altamente
detalhado e extenso, exigindo o uso eficiente da GPU e CPU para fornecer renderização em
tempo real. Além disso, o aumento da disponibilidade de dados de elevação de cobertura global
de alta resolução exige sistemas de renderização capazes de considerar a forma do planeta.
Mesmo que as técnicas anteriores sejam capazes de renderizar tais conjuntos de dados, a maior
parte visa apenas a visualização e não considera interações entre o terreno e objetos. Portanto,
neste trabalho, apresentamos uma técnica de renderização para terrenos esféricos que é capaz
de visualizar terrenos extremamente detalhados ao mesmo tempo em que suporta interações
com objetos simulados. Adaptamos uma técnica de nível de detalhamento contínua ao domínio
esférico e empregamos técnicas de geração procedural para produzir dados de elevação de altíssima
resolução em tempo de execução. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519764091092504 | por |
dc.contributor.referee1 | Comba, Joao Luiz Dihl | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0988994019537246 | por |
dc.contributor.referee2 | Rutzig, Mateus Beck | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5220540043911446 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9439142682212720 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |