Educação sanitária: avaliação de cartoons educativos em escolas rurais
Resumo
Atualmente, o conceito “One World, One Health” (Um mundo, uma saúde), que também é chamado de Saúde Única, vem sendo debatido, ressaltando a ligação entre a saúde humana e a saúde animal. Observa-se que, nos últimos séculos, houve uma maior aproximação dos animais ao convívio dos humanos, e aumento de suas interações. Ademais, para responder a demanda dos 9 bilhões de habitantes do planeta estimados para 2050, será necessário 60% a mais de alimentos. Para tal, tornar-se-á necessário otimização e intensificação da produção, acarretando o surgimento de doenças e, logo, o consumo de medicamentos. No entanto, já se observa grande multirresistência de diversos patógenos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos. E isso, por sua vez, favoreceu o ressurgimento de doenças que outrora estavam controladas. Assim sendo, torna-se necessário a educação sanitária da população, para que possamos produzir mais, e de forma mais eficiente. Com o intuito de avaliar o êxito na promoção e difusão de saúde, utilizou-se de três cartoons educativos (“Um mundo, uma saúde”; “O mínimo possível, e somente quando necessário”; e “Animais saudáveis, mundo saudável”), pertencentes à organização HealthforAnimals. Analisou-se o conhecimento dos alunos entre 6º ao 9º ano, de escolas da zona rural de Santa Maria-RS, antes do material, e logo após sua apresentação. Observou-se que, o conhecimento prévio pelo pré-teste, as crianças obtiveram uma média de 56,81% acertos, mostrando que já havia um conhecimento prévio frente ao assunto acima de 50%, e que, 70,76% das crianças melhoraram os seus desempenhos com os cartoons. Conclui-se que os materiais foram eficientes para a aprendizagem nos temas abordados, e conjectura-se que a utilização de matérias educativos e interativos torne o tema mais atrativo e permita melhor compreensão.
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