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dc.contributor.advisorCecim, Marcelo da Silva
dc.creatorBacega, Marta
dc.date.accessioned2018-07-25T12:10:23Z
dc.date.available2018-07-25T12:10:23Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13901
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Residência em Área Profissional de Saúde - Medicina Veterinária: Clínica de Grandes Animais, RS, 2018.por
dc.description.abstractCurrently, the concept "One World, One Health", which is also called Single Health, is being debated, highlighting the link between human health and animal health. It is observed that, in the last centuries, there was a greater approximation of the animals to the human conviviality, and an increase of their interactions. In addition, in order to respond to the demand of the estimated 9 billion inhabitants of the planet by 2050, it will require 60% more food. To achieve this, it will be necessary to optimize and intensify production, leading to the emergence of diseases and, consequently, the consumption of medicines. However, there is already great multiresistance of several pathogens due to the indiscriminate use of antimicrobials. And this, in turn, favored the resurgence of diseases that were once controlled. Therefore, it is necessary to educate the population about sanitation, so that we can produce more, and more efficiently. In order to evaluate the success in health promotion and diffusion, three educational cartoons ("One world, one health", "The least possible and only when necessary" and "Healthy anima ls, healthy world") were used , belonging to the organization HealthforAnimals. The knowledge of the students between 6th and 9th grade, from schools in the rural area of Santa Maria-RS, was analyzed before the material and soon after its presentation. It was observed that, prior knowledge by the pre-test, the children obtained an average of 56.81% correct, showing that there was previous knowledge about the subject above 50%, and that, 70.76% of the children improved his performances with the cartoons. It was concluded that the materials were efficie nt for learning in the topics covered, and it is conjectured that the use of educational and interactive materials make the subject more attractive and allows a better understanding.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCartoons educativospor
dc.subjectInterações de saúdepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleEducação sanitária: avaliação de cartoons educativos em escolas ruraispor
dc.title.alternativeHealth education: evaluation of educational cartoons in rural schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência em Área Profissional de Saúde - Medicina Veterinária: Clínica de Grandes Animaispor
dc.description.resumoAtualmente, o conceito “One World, One Health” (Um mundo, uma saúde), que também é chamado de Saúde Única, vem sendo debatido, ressaltando a ligação entre a saúde humana e a saúde animal. Observa-se que, nos últimos séculos, houve uma maior aproximação dos animais ao convívio dos humanos, e aumento de suas interações. Ademais, para responder a demanda dos 9 bilhões de habitantes do planeta estimados para 2050, será necessário 60% a mais de alimentos. Para tal, tornar-se-á necessário otimização e intensificação da produção, acarretando o surgimento de doenças e, logo, o consumo de medicamentos. No entanto, já se observa grande multirresistência de diversos patógenos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos. E isso, por sua vez, favoreceu o ressurgimento de doenças que outrora estavam controladas. Assim sendo, torna-se necessário a educação sanitária da população, para que possamos produzir mais, e de forma mais eficiente. Com o intuito de avaliar o êxito na promoção e difusão de saúde, utilizou-se de três cartoons educativos (“Um mundo, uma saúde”; “O mínimo possível, e somente quando necessário”; e “Animais saudáveis, mundo saudável”), pertencentes à organização HealthforAnimals. Analisou-se o conhecimento dos alunos entre 6º ao 9º ano, de escolas da zona rural de Santa Maria-RS, antes do material, e logo após sua apresentação. Observou-se que, o conhecimento prévio pelo pré-teste, as crianças obtiveram uma média de 56,81% acertos, mostrando que já havia um conhecimento prévio frente ao assunto acima de 50%, e que, 70,76% das crianças melhoraram os seus desempenhos com os cartoons. Conclui-se que os materiais foram eficientes para a aprendizagem nos temas abordados, e conjectura-se que a utilização de matérias educativos e interativos torne o tema mais atrativo e permita melhor compreensão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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