Os diretores e a gestão escolar democrática e participativa: um desafio para escolas da rede pública de Fortaleza
Resumen
Esta monografia apresenta à temática “gestão escolar democrática e participativa”.
Fiz a investigação de campo na escola pública de Fortaleza, EMEIF A. R, tendo o
foco investigar o papel do diretor escolar para a gestão da escola democrática e
participativa, princípio fundamental para desenvolver uma educação de qualidade e
bons resultados na aprendizagem onde professores, funcionários, pais e alunos, são
parte integrante desse processo de construção coletiva e colegiado. O levantamento
teórico buscou para elucidar conceitos inerentes a educação de qualidade, a gestão
escolar, a gestão participativa na escola pública, para definir possíveis caminhos que
o diretor escolar pode desenvolver como liderança escolar compromissada com a
escola de qualidade e com a gestão democrática e participativa. A investigação na
EMEIF A. R, realizou-se por meio de observações e diálogos com os segmentos
escolares, mas principalmente da apropriação das informações contidas nos
documentos: prêmio nacional em referência em gestão escolar e pesquisa SESI de
qualidade na educação, que diretamente obteve a participação dos diversos
segmentos escolares, que foram fontes confiáveis e sólidas para a realização desta
investigação científica para o desafio de produzir o conhecimento científico sobre a
gestão escolar democrática e participativa para a escola pública municipal. O
trabalho está dividido em cinco capítulos: educação de qualidade; a gestão escolar;
competências para os gestores escolares praticarem uma gestão escolar
participativa e democrática; gestão participativa na escola e o último capítulo é o
resultado da investigação da gestão escolar na EMEIF A. R.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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