Percepção da paisagem como ferramenta de sensibilização em auxílio à educação ambiental
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Data
2012-12-28Autor
Cardozo, Sandra Beatriz de Andrade
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O presente estudo se propôs a analisar a percepção de uma mostra da
população em relação a paisagens modificadas e naturais, no intuito de testar a
percepção da paisagem como uma ferramenta de auxílio à educação ambiental formal
ou informal. O estímulo de fazer com que as pessoas percebam seu entorno, com as
alterações que são impostas pelo crescimento urbano, permite trabalhar com a
sensibilização individual e coletiva, na busca de mudança de atitudes antiecológicas,
da transformação de hábitos insustentáveis. Busca-se testar essa ferramenta para que
sirva como uma sugestão de prática de Educação Ambiental na escola e no meio
informal, de maneira que se amplie o sentimento de corresponsabilidade da população
com o meio ambiente. A investigação se deu através da aplicação de um questionário
para 120 (cento e vinte) pessoas que circulavam em um Shopping na cidade de Santa
Maria, de forma que a mostra da população entrevistada fosse bem diversificada em
termos de estudo, idade e condições financeiras, já que o local é frequentado por
praticamente todas as classes sociais do município em questão. O questionário
consistiu de perguntas que buscaram levar o entrevistado a explanar preferências
quanto à qualidade ambiental e sua interpretação quanto à situação atual de Santa
Maria, em relação à arborização e limpeza urbana. Ao final, através de imagens de
diferentes paisagens, cada participante apontou preferências em relação a ambientes
naturais, modificados ou degradados, permitindo o trabalho de interpretação realizado
por este estudo, que buscou destacar impressões da população acerca da relação
entre paisagens e qualidade de vida. Ao final da pesquisa foi constatado que os
entrevistados entenderam a proposta e conseguiram relacionar a qualidade ambiental
com o meio natural ou pouco alterado, destacando inúmeros problemas ambientais,
que influenciam na qualidade de vida de seus familiares, como a deposição errônea de
resíduos sólidos em áreas e passeios urbanos e a má conservação de praças e áreas
de lazer.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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