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dc.creatorSchneider, Tatiani Maria
dc.date.accessioned2018-07-26T20:55:44Z
dc.date.available2018-07-26T20:55:44Z
dc.date.issued2017-07-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13931
dc.description.abstractResearches based on the perspective of the Thematic Approach (TA) have presented a significant grow in the Sciences Education area. In this way, in the present research, the aim is to broaden the studies about the perspective of TA and possible articulations of this with the Physics Teaching, involving the context of Rural Education. In this purpose, is necessary answering the following research problem: Which comprehensions about the TA and articulation between this and the Rural Education can contribute to the construction of a formative process in schools from rural areas? In order to answer this research problem, it was realized a bibliographic review in the minutes of the Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEFs), Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs), in the Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) and in the Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), meanly events and journals of the Physics Teaching area, besides interviews and questionnaires with teachers of the Nature Sciences area from a rural school, of the Santa Maria city. The analysis of the interviews and of the works resulting from the events and journals was realized by Textual Discursive Analysis (ATD). The results of the analysis of the articles are organized in five emergent categories: Articulation between the Thematic Approach perspective and Education in Rural Areas; The curriculum construction from Thematic Approach; Approach of themes from pre-established curriculum; The Thematic Approach and the work in classroom from the Three Pedagogical Moments; The interdisciplinary work in Thematic Approach. On the other hand, the interviews analysis result is discussed in the category: Characteristics of pedagogical practice of the teachers, defined a priori. Considering elements of these categories, a proposal of teachers’ permanent formation of a rural school is presented. The discusses carried from the production about TA in Physics Teaching area show that the interdisciplinarity and the Three Pedagogical Moments (3PM)are being used in the development of this perspective, but not all works related with TA promote changes in the curriculum. In addition, the studies about TA investigated do not establish relations with the Rural Education. With respect to rural schools, these still sound to privilege a curriculum distant of the rural reality.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAbordagem temáticapor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectThematic approacheng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.titleA abordagem temática e o ensino de física: articulações com a educação do campopor
dc.title.alternativeThe thematic approach and the physics teaching: articulations with the rural educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPesquisas fundamentadas na perspectiva da Abordagem Temática (AT) tem apresentado um significativo aumento na área de Educação em Ciências. Nesse sentido, na presente pesquisa, pretende-se ampliar os estudos sobre a perspectiva da AT e possíveis articulações desta com o Ensino de Física, envolvendo o contexto da Educação do Campo. Para tanto, busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: que compreensões sobre a AT e articulações entre esta e a Educação do Campo podem contribuir para a construção de um processo formativo em escolas do campo? Para responder a esse problema de pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica nas atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEFs), Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), principais eventos e periódicos da área de Ensino de Física, além de entrevistas e questionários com professores da área de Ciências da Natureza de uma escola do campo, do município de Santa Maria. Para tanto, a análise das entrevistas e dos trabalhos resultantes dos eventos e periódicos deu-se mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da análise dos artigos estão organizados em cinco categorias emergentes: Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação do Campo; A construção do currículo a partir da Abordagem Temática; Abordagem de temas a partir do currículo pré-estabelecido; A Abordagem Temática e o trabalho em sala de aula a partir dos Três Momentos Pedagógicos; Trabalho interdisciplinar na Abordagem Temática. Já o resultado da análise das entrevistas encontra-se discutido na categoria: Características da prática pedagógica dos docentes, definida a priori. A partir de elementos destas categorias, sinaliza-se uma proposta de formação permanente de professores de uma escola do campo. As discussões realizadas a partir da produção sobre AT na área do Ensino de Física mostram que a interdisciplinaridade e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) vem sendo utilizados no desenvolvimento desta perspectiva, mas nem todos os estudos que se referem a AT promovem mudanças no currículo. Ainda, os estudos sobre a AT investigados não estabelecem relações com a Educação do Campo. Quanto às escolas do campo, estas ainda parecem privilegiar um currículo distante da realidade do campo.por
dc.contributor.advisor1Muenchen, Cristiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008067199219325por
dc.contributor.referee1Halmenschlager, Karine Raquiel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737190204025680por
dc.contributor.referee2Lindemann, Renata Hernandez
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8150927782611326por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5641324043115726por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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