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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorCloss, Moira Poema
dc.date.accessioned2018-07-27T12:37:50Z
dc.date.available2018-07-27T12:37:50Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13935
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe research presents the theme of the plurality of learning perception, progress and challenges, along with the implementation of the pedagogical process (PP), in a Kindergarten School, in the county of Venâncio Aires/RS. The pedagogical project is an instrument that has as a principle guide the democracy, the participation, being an exercise of the democratic school management. It aimed, generally speaking, to investigate the implementation process of the pedagogical project under the views of the subjects involved, towards a democratic process. There were five collaborators, representatives of employees, teachers, parents and principal segments. The methodology consisted in a case study, with qualitative approach, using questionnaires to collect the data; the data analysis was held from categorization, through content analysis. As main results there are lack of involvement and participation, while building the pedagogical project, however, during the implementation, the involvement and the participation occur in a more effective way. We could observe that the subjects reflect on the pedagogical process and their ways to the implementation, using the principles of school management. It was also identified that the subjects know the pedagogical process, as their actions to the implementation, and participate in this process. Therefore, the importance of studies that seek the reflective analysis of how is being implemented the pedagogical process in the childhood education level, by the subjects and the failings of education, within the field of school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.titleA implementação do projeto pedagógico na educação infantil: reflexões sobre gestão escolar a partir dos seus atorespor
dc.title.alternativeImplementation of educational project in early childhood education: reflections on management school out of youreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa apresenta a temática da percepção da pluralidade de aprendizagens, avanços e desafios, ao longo da implementação do projeto pedagógico (PP), em uma Escola de Educação Infantil, do município de Venâncio Aires/RS. O Projeto Pedagógico é o instrumento que tem como princípio norteador a democracia, a participação, sendo um exercício da gestão escolar democrática. Objetivou, em linhas gerais, investigar o processo de implementação do projeto pedagógico sob os olhares dos sujeitos envolvidos, com vistas a um processo democrático. Foram sete os colaboradores, representantes dos segmentos de funcionários, professores, pais e direção. A metodologia constituiu-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta de dados; a análise dos dados foi realizada a partir de categorização, através da análise de conteúdo. Como principais resultados têm-se a falta de envolvimento e participação na construção do projeto pedagógico, enquanto que, na implementação, o envolvimento e a participação ocorrem de maneira mais efetiva. Observou-se que os sujeitos atores refletem acerca do PP e seus caminhos para a implementação, utilizando-se dos princípios de gestão escolar. Também foi identificado que os sujeitos conhecem o PP, assim como suas ações para implementação, e participam desse processo. Daí, a importância de estudos que busquem a análise reflexiva de como está sendo implementado o projeto pedagógico no nível de Educação Infantil, por parte dos sujeitos envolvidos e das carências da educação, dentro do campo de gestão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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