dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Closs, Moira Poema | |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T12:37:50Z | |
dc.date.available | 2018-07-27T12:37:50Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13935 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The research presents the theme of the plurality of learning perception, progress and
challenges, along with the implementation of the pedagogical process (PP), in a
Kindergarten School, in the county of Venâncio Aires/RS. The pedagogical project is
an instrument that has as a principle guide the democracy, the participation, being an
exercise of the democratic school management. It aimed, generally speaking, to
investigate the implementation process of the pedagogical project under the views of
the subjects involved, towards a democratic process. There were five collaborators,
representatives of employees, teachers, parents and principal segments. The
methodology consisted in a case study, with qualitative approach, using
questionnaires to collect the data; the data analysis was held from categorization,
through content analysis. As main results there are lack of involvement and
participation, while building the pedagogical project, however, during the
implementation, the involvement and the participation occur in a more effective way.
We could observe that the subjects reflect on the pedagogical process and their
ways to the implementation, using the principles of school management. It was also
identified that the subjects know the pedagogical process, as their actions to the
implementation, and participate in this process. Therefore, the importance of studies
that seek the reflective analysis of how is being implemented the pedagogical
process in the childhood education level, by the subjects and the failings of
education, within the field of school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Pedagogical project | eng |
dc.title | A implementação do projeto pedagógico na educação infantil: reflexões sobre gestão escolar a partir dos seus atores | por |
dc.title.alternative | Implementation of educational project in early childhood education: reflections on management school out of your | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa apresenta a temática da percepção da pluralidade de aprendizagens,
avanços e desafios, ao longo da implementação do projeto pedagógico (PP), em
uma Escola de Educação Infantil, do município de Venâncio Aires/RS. O Projeto
Pedagógico é o instrumento que tem como princípio norteador a democracia, a
participação, sendo um exercício da gestão escolar democrática. Objetivou, em
linhas gerais, investigar o processo de implementação do projeto pedagógico sob os
olhares dos sujeitos envolvidos, com vistas a um processo democrático. Foram sete
os colaboradores, representantes dos segmentos de funcionários, professores, pais
e direção. A metodologia constituiu-se em um estudo de caso, com abordagem
qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta de dados; a análise dos dados
foi realizada a partir de categorização, através da análise de conteúdo. Como
principais resultados têm-se a falta de envolvimento e participação na construção do
projeto pedagógico, enquanto que, na implementação, o envolvimento e a
participação ocorrem de maneira mais efetiva. Observou-se que os sujeitos atores
refletem acerca do PP e seus caminhos para a implementação, utilizando-se dos
princípios de gestão escolar. Também foi identificado que os sujeitos conhecem o
PP, assim como suas ações para implementação, e participam desse processo. Daí,
a importância de estudos que busquem a análise reflexiva de como está sendo
implementado o projeto pedagógico no nível de Educação Infantil, por parte dos
sujeitos envolvidos e das carências da educação, dentro do campo de gestão
escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |