Estimulação psicomotora de crianças e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola
Abstract
Acreditando nos benefícios que a intervenção fisioterapêutica, através da estimulação psicomotora, pode proporcionar a curto e médio prazo no desenvolvimento infantil, no que diz respeito ao controle corporal e aprendizagem, esta tese tem por objetivo geral investigar se a estimulação psicomotora de crianças escolares de 4º e 5º ano do ensino fundamental, pode contribuir para a aprendizagem em matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem quali-quantitativa. Os participantes da pesquisa foram 19 crianças em idade entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, pertencentes a duas Escolas do Município de São João do Polêsine, RS. Também fizeram parte da pesquisa a professora regente de cada turma e 15 acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria que, no segundo semestre de 2016, frequentaram a disciplina Fisioterapia na Saúde da Criança. A seleção da amostra se deu por critério de conveniência e acessibilidade da pesquisadora. Para a coleta de dados com as crianças foi utilizado o protocolo baseado na Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (1995), e para quantificar a aprendizagem matemática, foi digitalizada uma lista de 25 questões e utilizada como recurso eletrônico, elaborada a partir do protocolo California Standards Test. Com as crianças, professoras regentes e com os acadêmicos foram coletadas narrativas relativas ao trabalho desenvolvido. Além dos resultados apresentados no corpo do trabalho, compõem os resultados da tese, três artigos, um publicado e dois em fase de avaliação além de um manuscrito apresentado em congresso. As narrativas das professoras e dos acadêmicos comprovaram a relevância do trabalho desenvolvido com as crianças e mostram a relevância para a formação técnica do fisioterapeuta. Conclui-se que a estimulação psicomotora de crianças escolares, corroborando os achados na literatura, favorece o controle corporal e, consequentemente, a aprendizagem, reforçando a tese da importância do trabalho colaborativo entre a Universidade e a Escola, entre a área da Saúde e área da Educação.
The following license files are associated with this item: