Relação das alterações posturais e índice de massa corporal em escolares do ensino fundamental público de Santa Maria - RS
Abstract
Este estudo teve por objetivo a caracterização de crianças quanto ao sexo, idade, alteração
postural e Índice de Massa Corporal (IMC), de escolares do Ensino Fundamental da Escola
Municipal “Lívia Menna Barreto” e Escola Estadual “Marieta D’Ambrósio”, na cidade de Santa
Maria-RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, na qual foram
selecionadas como amostra 149 crianças e adolescentes, sendo 89 do sexo feminino e 60 do sexo
masculino, com faixa etária compreendidas entre 08 e 13 anos, avaliadas no período de 2000 a
2005. Os dados verificados durante a inspeção postural foram o alinhamento segmentar ânteroposterior,
póstero-anterior e perfil dos segmentos corporais, sendo consideradas para este estudo as
alterações da coluna vertebral e dos joelhos. Para a classificação do índice de massa corporal foi
usada uma tabela de pontos de corte de índice de massa corporal para sobrepeso e obesidade em
crianças e adolescentes, de acordo com o sexo e idade. Após análise e discussão dos dados, os
resultados indicaram joelho valgo, hiperlordose lombar e hipercifose dorsal como alterações
posturais mais freqüentes. Observou-se no grupo de escolares acima do peso ideal, que 65,6%
apresentam joelho valgo; a hiperlordose lombar foi a alteração mais freqüente tanto nos escolares
com peso ideal, 36,8%, como nos escolares acima do peso ideal 37,5%; quanto à hipercifose dorsal,
os escolares com peso ideal apresentaram 14,5% e escolares acima do peso ideal apresentaram
12,5% desta alteração postural.