A abordagem das questões sobre educação ambiental no curso de Zootecnia da UFSM
Abstract
Este trabalho foi realizado no curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, com o
objetivo de verificar a postura dos futuros Zootecnistas frente ao tema Educação Ambiental, verificar
como o assunto esta sendo abordado em sala de aula e constatar os principais problemas ambientais
encontrados dentro das criações animais. Foram aplicados questionários para os alunos que já
cursaram as disciplinas do ciclo profissionalizante e para os professores que ministram as disciplinas
de produção animal, totalizando 34 questionários para os alunos e 10 questionários para os
professores. De acordo com as respostas dos alunos, a maioria (79%), não se sente preparada frente
aos problemas relacionados com a Educação Ambiental, não possuindo conhecimento teórico
suficiente para emitir opiniões sobre o tema. A abordagem do tema Educação Ambiental pelos
professores é feita de maneira informal através da troca de idéias e do relato de experiências em sala
de aula. A visão que os alunos têm sobre o tema é ligado à preservação, tratando o ambiente como
algo à parte, na sua forma primária. Todos os alunos e professores entrevistados consideraram de
extrema importância à abordagem do tema Educação Ambiental e o principal problema encontrado
nas criações foi a produção e o destino dos dejetos das criações.
Collections
- Educação Ambiental [188]
The following license files are associated with this item: