dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Costa, Mário Leão | |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T14:42:23Z | |
dc.date.available | 2018-07-31T14:42:23Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13961 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work was accomplished of the Animal Science course from Universidade Federal de Santa Maria,
with the objective of verifying the posture of the futures Animal Scientists about the theme
Environmental Education, to verify as the subject this being approached at classroom and to verify the
main environmental problems found inside of the animal creations. They were applied questionnaires
for the students that already studied the disciplines of the vocational cycle and for the teachers that
supply the disciplines of animal production, totaling 34 questionnaires for the students and 10
questionnaires for the teachers. In agreement with the students' answers, most (79%), if it doesn't seat
prepared front to the problems related with the Environmental Education, not possessing enough
theoretical knowledge to emit opinions on the theme. The approach of the theme Environmental
Education for the teachers in an informal way through the change of ideas and of the report of
experiences in classroom. The vision that the students have knell the theme is linked to the
preservation, treating the enviroment as something to the part, in his primary form. All of the students
and teachers considered from extreme importance to the approach of the theme Environmental
Education and the main problem found in the creations was the production and the destiny of the
dejections of the creations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Produção animal | por |
dc.subject | Zootecnista | por |
dc.subject | Eviromental education | eng |
dc.subject | Animal production | eng |
dc.subject | Animal scientist | eng |
dc.title | A abordagem das questões sobre educação ambiental no curso de Zootecnia da UFSM | por |
dc.title.alternative | The approach of the subjects on environmental education in the course of Animal Science of UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado no curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, com o
objetivo de verificar a postura dos futuros Zootecnistas frente ao tema Educação Ambiental, verificar
como o assunto esta sendo abordado em sala de aula e constatar os principais problemas ambientais
encontrados dentro das criações animais. Foram aplicados questionários para os alunos que já
cursaram as disciplinas do ciclo profissionalizante e para os professores que ministram as disciplinas
de produção animal, totalizando 34 questionários para os alunos e 10 questionários para os
professores. De acordo com as respostas dos alunos, a maioria (79%), não se sente preparada frente
aos problemas relacionados com a Educação Ambiental, não possuindo conhecimento teórico
suficiente para emitir opiniões sobre o tema. A abordagem do tema Educação Ambiental pelos
professores é feita de maneira informal através da troca de idéias e do relato de experiências em sala
de aula. A visão que os alunos têm sobre o tema é ligado à preservação, tratando o ambiente como
algo à parte, na sua forma primária. Todos os alunos e professores entrevistados consideraram de
extrema importância à abordagem do tema Educação Ambiental e o principal problema encontrado
nas criações foi a produção e o destino dos dejetos das criações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |