O ciclo documental na prefeitura municipal de Porto Alegre
Resumo
Analisa as funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição como
procedimentos integrados na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Utiliza
como técnica de pesquisa, a análise de conteúdo das normativas do Sistema de
Arquivos de Porto Alegre, atas da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos
e relatórios de acompanhamento da implantação da gestão arquivística de
documentos. Conclui que o trabalho do arquivista deve começar ainda na produção
documental, inclusive com o atendimento ao usuário de arquivos correntes.
Considera que a legislação arquivística da PMPA possui elementos que a caracterizam
como seguidora da arquivística integrada. Afirma que, caso os instrumentos de gestão
sejam aplicados corretamente, as funções de classificação e avaliação podem ser
considerados níveis descritivos, bem como o acervo da PMPA manterá sua
organicidade. Recomenda a elaboração de um modelo padronizado de processo
descritivo que seja implementado desde a produção do documento.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: