dc.creator | Borges, Marcia de Castro | |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T18:14:42Z | |
dc.date.available | 2018-07-31T18:14:42Z | |
dc.date.issued | 2017-10-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13964 | |
dc.description.abstract | This dissertation reflects on the cartography of the Brazilian film in New York from 2003
to 2016, based on a mapping of the exhibiting circuit of Brazilian films in the period,
investigating the process of exhibition of these films. The contours and crosses in this
cartography are defined through the interrelations present in this exhibiting circuit,
expressed in its specificities, to understand its limits and its possibilities. The research
was based on direct observation and data collection in archives related to the exhibiting
circuit in New York City: Museum of Contemporary Art in New York (MoMA), Film
Society of Lincon Center (FSLC), Brazilian Film Festival of New York (BRAFF-NY),
and Museum of the Moving Image. (MoMI), The New York Times (NYT) and Film
Comment (FC). Considering the data present in the archives, in its circumstantial
aspects, hidden and polyphonic, in the constitution of the cartographic process, we
seek to perceive its regularities and deviations, and also to notice how these films are
seen in the critical reviews published in the press about them. The visibility of Brazilian
films in New York, goes beyond the circularity that they configure, in that way they
arouse several glances - present in the critical reviews - on the Brazilian cultural
imaginary. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cinema brasileiro | por |
dc.subject | Circuito exibidor | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | Recepção crítica | por |
dc.subject | Brazilian cinema | eng |
dc.subject | Display circuit | eng |
dc.subject | Cartography | eng |
dc.subject | Critical reception | eng |
dc.title | Uma cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque (2003 a 2016): uma análise crítica | por |
dc.title.alternative | A cartography of the brazilian film in New York (2003 to 2016): a critical analysis | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A tese reflete acerca da cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque de 2003 a 2016,
a partir de um mapeamento do circuito exibidor de filmes brasileiros no período,
investigando o processo de exibição destes filmes. Os contornos e os cruzamentos
nesta cartografia se definem através da inter-relações presentes neste circuito
exibidor, expresso em suas especificidades, para compreender seus limites e suas
possibilidades. A pesquisa pautou-se por observação direta e levantamentos de dados
em acervos relacionados ao circuito exibidor na cidade de Nova Iorque: Museu de Arte
Contemporânea em Nova Iorque (MoMA), Film Society of Lincon Center (FSLN),
Brazilian Film Festival of New York (BRAFF-NY), e Museum of the Moving Image
(MoMI), The New York Times (NYT) e da Film Comment. Considerando os dados
presentes nos arquivos, em seus aspectos circunstanciais, dissimulados e polifônico,
na constituição do processo cartográfico, buscamos perceber suas regularias e
desvios, e, também perceber como esses filmes são vistos nas resenhas criticas
publicadas na imprensa sobre eles. A visibilidade dos filmes brasileiros em Nova
Iorque vai além da circularidade que configuram, na medida em que despertam
diversos olhares - presente nas resenhas critica - sobre o imaginário cultural brasileiro | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomaim, Cássio dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3376343720313755 | por |
dc.contributor.referee1 | Eckert, Cornelia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7446126566413577 | por |
dc.contributor.referee2 | Rosário, Nísia Martins do | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2853896182203821 | por |
dc.contributor.referee3 | Guindani, Joel Felipe | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2519320965882266 | por |
dc.contributor.referee4 | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5983909606938283 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8459534407570548 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |