Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Recent Submissions
-
Campanhas eleitorais no rádio: estratégias argumentativas em entrevistas e debates da Rádio Gaúcha no pleito municipal de 2016 em Porto Alegre
(2019-03-29)Esta pesquisa objetiva estudar as estratégias argumentativas acionadas em entrevistas e debates eleitorais na Rádio Gaúcha, por candidatos e jornalistas no pleito municipal de 2016. O corpus de análise compreende 11 ... -
O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene
(2024-03-26)Esta tese se propõe a refletir sobre os sentidos atribuídos ao desastre pelas mulheres atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana (MG). Parte-se da problemática de que há um processo ... -
Memórias conectadas: a tortura das ditaduras no cinema de ficção argentino, brasileiro e chileno
(2024-03-26)Este estudo tem como objetivo analisar a construção da memória cultural conectada da tortura nas ditaduras civis-militares da Argentina, do Brasil e do Chile em filmes de ficção lançados nos períodos pós-ditadura. O cinema ... -
O trabalho doméstico não remunerado na publicidade: as estruturas de sentimento da marca “Mr. Músculo”
(2024-03-12)A presente pesquisa tem como foco questionar o modo como foram construídas as relações entre gênero e o trabalho doméstico não remunerado em 8 audiovisuais da marca Mr. Músculo e para isto, utiliza a episteme dos Estudos ... -
Estratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiático
(2024-03-27)A presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. ... -
Influenciadoras digitais nos EUA: mediações interseccionais em usos sociais de tecnologias por migrantes brasileiras
(2024-03-25)Esta tese parte do contexto dos fluxos migratórios contemporâneos, principalmente no que diz respeito à feminização das migrações. Por isso, o problema de pesquisa buscou compreender como as interseccionalidades são ... -
"Desconectar para reconectar": uma etnografia sobre o fenômeno do detox digital
(2024-04-09)Em um mundo altamente conectado, às tecnologias e mídias digitais estão presentes em diversos aspectos do cotidiano. Dispositivos como smartphones e plataformas digitais agora integram áreas como trabalho, lazer e ... -
"Critico a publicidade e vivo dela": Cartografia de movimentos contra-hegemônicos internos ao campo da publicidade
(2024-02-28)Esta tese está centrada no campo da publicidade, e na análise do comportamento de profissionais de publicidade que tensionam o próprio campo no sentido de uma revisão de determinadas práticas que não dialogam com o ... -
A trama tecida por mulheres palestinas: relatos biográficos dos usos táticos de tecnologias digitais
(2024-03-28)A presente tese busca analisar, por meio dos relatos biográficos, os usos táticos das tecnologias digitais por mulheres palestinas migrantes e descendentes que residem no Brasil, especificamente, no Rio Grande do Sul. ... -
O vivo no telejornalismo: uma tipologia de finalidades, funções e formatos
(2024-03-26)Dentre as conformações possíveis de notícias em televisão, o formato reconhecido como vivo, entrada ao vivo, link ao vivo, pelo telejornalismo brasileiro, constitui-se da participação do repórter, enunciando informações, ... -
Uma abordagem comunicacional sobre questões de reconhecimento: jovens em comunidades sustentáveis
(2024-02-20)Esta tese tem como objetivo principal compreender como experiências de reconhecimento denegado em diferentes universos sociais podem ter contribuído para a busca dos jovens por interações afetivas, direitos e estima social ... -
Comunicação estratégica em ambiências de inovação: estudo do ecossistema de Florianópolis
(2023-11-23)O propósito desta pesquisa é compreender a comunicação no contexto de ecossistemas de inovação, entendendo a relevância do caráter relacional e dialógico do processo comunicativo. Com este estudo, buscamos refletir e ... -
Cartografia midiática de espaços fronteiriços: aproximação entre Brasil - Bolívia e Estados Unidos - México
(2022-01-10)Esta tese problematiza o processo de atuação da mídia global no desenho do espaço local. Compreendemos o confronto de espaços locais, comunitários, como lugar em que a representação midiática se faz presente, materializando-se ... -
Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava Jato
(2023-11-10)No mundo corporativo, sabe-se bem que crises de integridade têm capacidade para transformar a reputação de qualquer organização em pouco tempo. Sob condições de profunda pressão da sociedade midiatizada para assumirem ... -
Toda trabalhada na wi-fi: cotidiano travesti em trajetórias digitais
(2019-05-31)Este estudo tem por objetivo investigar as formas com que a internet é apropriada no cotidiano travesti através do mapeio e da observação das trajetórias digitais das interlocutoras da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa ... -
Webtelejornalismo universitário: estratégias comunicacionais e discursivas
(2019-01-11)A expansão da web vem acarretando transformações no telejornalismo que, além disso, tem enfrentado novos paradigmas técnicos e mudanças nos formatos praticados. Frente a essa realidade, situa-se também o telejornalismo ... -
De Gutenberg ao jornalismo pós-industrial: o percurso do autor no webjornalismo do interior
(2018-03-26)Esta tese aborda o tema da autoria no jornalismo a partir da atual configuração da mídia, que parece dar vozes a segmentos até então alienados do processo comunicativo, mas que implica em uma problemática complexa no que ... -
Futebol, jogo e paixão: a Copa do Mundo de 2014 em capas de jornais
(2019-03-22)Apresentamos a tese de que numa cobertura de Copa do Mundo de Futebol, as instâncias jornalísticas manifestam, sustentam e promovem posicionamentos editoriais através da mobilização de um cenário passional intrínseco à ... -
Programas de auditório: o tom como traço identitário
(2018-03-09)A presente tese propõe-se a investigar a função desempenhada pelo tom como traço distintivo de diferentes produtos televisuais pertencentes a um mesmo subgênero – os programas de auditório –, bem como sua possível incidência ... -
(Trans)Formação em jornalismo: as propostas das universidades brasileiras num cenário de mudanças
(2017-01-18)A formação em jornalismo supõe o preparo para atuação numa profissão cuja identidade, nos últimos dois séculos, tem sido problematizada reiteradas vezes, especialmente quanto à sua real necessidade para o relato dos ...