Integração do ambiente virtual de ensino-aprendizagem moodle no ensino médio politécnico
Fecha
2017-08-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Sabe-se que o Moodle é um software livre, e as pesquisas e estudo vem abordando-o como mediador das práticas escolares, inclusive como tecnologia educacional que possibilita a interação, interatividade e colaboração já estão bem consolidados. Essa pesquisa surgiu de inquietações frente à observação de que professores do ensino médio não integravam o Moodle em suas práticas pedagógicas. Visto isso, o trabalho teve por objetivo investigar as potencialidades do Moodle como mediador das atividades didáticas no ensino médio. A metodologia foi a Investigação-ação-escolar (IAE), tendo a pesquisa iniciado no primeiro semestre de 2016 e término no primeiro semestre de 2017. Os sujeitos participantes foram os cinco professores e 34 estudantes, do ensino médio do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. As ações foram implementadas através de microoficinas, onde foram exploradas as potencialidades do Moodle. Dentre os resultados, constatou-se que nenhum dos professores utilizavam o Moodle, mas todos consideraram relevante a inclusão digital no contexto escolar. Quanto aos estudantes, todos possuem acesso à internet, bem como gostariam que os professores utilizassem o Moodle. Sendo assim, percebeu-se a relevância desse trabalho no contexto escolar desses professores e estudantes, haja vista que os sujeitos foram despertados acerca das potencialidades, ao explorarem os recursos e atividades colaborativas disponíveis no Moodle. Dessa forma, os objetivos foram alcançados, pois o trabalho fomentou mudanças nas práticas de alguns professores, haja vista terem começado a integrar o Moodle em suas atividades didáticas, bem como perceberam que esse poderia ser um mediador no processo ensino-aprendizagem. Por conseguinte, tais práticas requerem uma continuidade, ou seja, os sujeitos devem seguir utilizando o Moodle a fim de que isso se torne práxis do cotidiano escolar.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: