A organização da gestão escolar a partir do resultado dos indicadores educacionais de aprendizagem
Resumo
Este trabalho propõe um estudo acerca das intervenções e mudanças ocorridas com
o envolvimento da Gestão Escolar Democrática para a melhoria dos indicadores de
qualidade da Educação. Nesse sentido, esta pesquisa problematiza o campo em que
se situa a gestão democrática como peça fundamental para a construção de uma
educação de qualidade, tendo como referencial a análise dos resultados das
avaliações em larga escala, mas precisamente o IDEB e SPAECE. Diante disso,
apresentam-se os resultados obtidos pelas escolas situadas no âmbito da Regional
V do município de Fortaleza - CE, objetivando a análise sobre como a gestão dos
processos educativos das escolas refletem no resultado dos alunos e que
encaminhamentos e intervenções da gestão escolar influenciam diretamente nestes
resultados. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como
procedimento a pesquisa empírica, apresentando, assim a interpretação dos dados
e a observação em conformidade aos referenciais teóricos e bibliográficos. Dentre
as observações, pode-se identificar que a qualidade da educação ofertada pelas as
unidades escolares e refletida nos resultados dos alunos avaliados, tem relação
direta com a forma de gestão escolar, sendo os recursos financeiros o apoio para o
alcance dos objetivos educacionais e não o determinante. Neste sentido, a
democratização da escola, favorecendo a participação da comunidade escolar,
consolidando ações definidas no seu projeto pedagógico, contribuem para a garantia
do alcance de metas estabelecidas, aumentando o padrão de qualidade e equidade
da educação ofertada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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