dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Cunha, Elizangela Vale | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T11:52:59Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T11:52:59Z | |
dc.date.issued | 2010-12-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13971 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper proposes a study of interventions and changes with the involvement of
the Democratic School Management to the improvement of the quality of education
as well as their barriers and difficulties in relation to teaching and the economic
limitations of public schools. In that sense, this research discusses the field in which
it is the democratic management as a key to building a quality education, having as
reference the analysis of the results of large-scale assessments, but precisely and
IDEB SPAECE.Therefore, they present the results obtained by schools located within
the Region V city of Fortaleza, the analysis of the developments of the educational
processes of schools reflect the outcome of the pupils and referrals, and assistance
from the core manager, influence directly in these results. For this purpose, relied on
a qualitative approach, optimizing the procedure as empirical research, presenting,
and interpreting data and observation in line with theoretical and
bibliographic. Among the observations, one can identify that the quality of education
offered by the schools and reflected in the results of the students assessed, and
depend on funding, planning or resource material and immaterial. And so the
democratization of school, which encourages the participation of the school
community, consolidating the actions defined in the PPP of the school to ensure the
achievement of goals established by increasing the standard of quality and equity of
education offered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indicadores educacionais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Acompanhamento pedagógico | por |
dc.subject | Transformations | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Teaching job | eng |
dc.subject | Learning indicators | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | A organização da gestão escolar a partir do resultado dos indicadores educacionais de aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe um estudo acerca das intervenções e mudanças ocorridas com
o envolvimento da Gestão Escolar Democrática para a melhoria dos indicadores de
qualidade da Educação. Nesse sentido, esta pesquisa problematiza o campo em que
se situa a gestão democrática como peça fundamental para a construção de uma
educação de qualidade, tendo como referencial a análise dos resultados das
avaliações em larga escala, mas precisamente o IDEB e SPAECE. Diante disso,
apresentam-se os resultados obtidos pelas escolas situadas no âmbito da Regional
V do município de Fortaleza - CE, objetivando a análise sobre como a gestão dos
processos educativos das escolas refletem no resultado dos alunos e que
encaminhamentos e intervenções da gestão escolar influenciam diretamente nestes
resultados. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como
procedimento a pesquisa empírica, apresentando, assim a interpretação dos dados
e a observação em conformidade aos referenciais teóricos e bibliográficos. Dentre
as observações, pode-se identificar que a qualidade da educação ofertada pelas as
unidades escolares e refletida nos resultados dos alunos avaliados, tem relação
direta com a forma de gestão escolar, sendo os recursos financeiros o apoio para o
alcance dos objetivos educacionais e não o determinante. Neste sentido, a
democratização da escola, favorecendo a participação da comunidade escolar,
consolidando ações definidas no seu projeto pedagógico, contribuem para a garantia
do alcance de metas estabelecidas, aumentando o padrão de qualidade e equidade
da educação ofertada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |