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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorCunha, Elizangela Vale
dc.date.accessioned2018-08-01T11:52:59Z
dc.date.available2018-08-01T11:52:59Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13971
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper proposes a study of interventions and changes with the involvement of the Democratic School Management to the improvement of the quality of education as well as their barriers and difficulties in relation to teaching and the economic limitations of public schools. In that sense, this research discusses the field in which it is the democratic management as a key to building a quality education, having as reference the analysis of the results of large-scale assessments, but precisely and IDEB SPAECE.Therefore, they present the results obtained by schools located within the Region V city of Fortaleza, the analysis of the developments of the educational processes of schools reflect the outcome of the pupils and referrals, and assistance from the core manager, influence directly in these results. For this purpose, relied on a qualitative approach, optimizing the procedure as empirical research, presenting, and interpreting data and observation in line with theoretical and bibliographic. Among the observations, one can identify that the quality of education offered by the schools and reflected in the results of the students assessed, and depend on funding, planning or resource material and immaterial. And so the democratization of school, which encourages the participation of the school community, consolidating the actions defined in the PPP of the school to ensure the achievement of goals established by increasing the standard of quality and equity of education offered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndicadores educacionaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAcompanhamento pedagógicopor
dc.subjectTransformationseng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectTeaching jobeng
dc.subjectLearning indicatorseng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA organização da gestão escolar a partir do resultado dos indicadores educacionais de aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho propõe um estudo acerca das intervenções e mudanças ocorridas com o envolvimento da Gestão Escolar Democrática para a melhoria dos indicadores de qualidade da Educação. Nesse sentido, esta pesquisa problematiza o campo em que se situa a gestão democrática como peça fundamental para a construção de uma educação de qualidade, tendo como referencial a análise dos resultados das avaliações em larga escala, mas precisamente o IDEB e SPAECE. Diante disso, apresentam-se os resultados obtidos pelas escolas situadas no âmbito da Regional V do município de Fortaleza - CE, objetivando a análise sobre como a gestão dos processos educativos das escolas refletem no resultado dos alunos e que encaminhamentos e intervenções da gestão escolar influenciam diretamente nestes resultados. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa empírica, apresentando, assim a interpretação dos dados e a observação em conformidade aos referenciais teóricos e bibliográficos. Dentre as observações, pode-se identificar que a qualidade da educação ofertada pelas as unidades escolares e refletida nos resultados dos alunos avaliados, tem relação direta com a forma de gestão escolar, sendo os recursos financeiros o apoio para o alcance dos objetivos educacionais e não o determinante. Neste sentido, a democratização da escola, favorecendo a participação da comunidade escolar, consolidando ações definidas no seu projeto pedagógico, contribuem para a garantia do alcance de metas estabelecidas, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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