Os conselhos escolares no município de Sapucaia do Sul (RS) como proposta de gestão democrática
Abstract
O trabalho de monografia se caracteriza como um estudo qualitativo de um
fenômeno social que é o Conselho Escolar. Tem como objetivo geral analisar a
proposta de gestão democrática prevista na Lei nº 3.226 de 28 de junho de 2010 que
dispõe sobre a criação dos conselhos escolares nas escolas públicas municipais de
Sapucaia do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada em
pensadores que ao longo dos últimos 20 anos basearam seus estudos na gestão
democrática a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional nº 9394/96 como referenciais de participação e autonomia. O
estudo torna claro que o Conselho Escolar é sem dúvida o principal instrumento da
gestão democrática, onde criar espaços concretos de diálogo e de participação de
todos os segmentos nele representados tornará as escolas públicas municipais de
Sapucaia do Sul (RS) democráticas no que diz respeito as suas ações
administrativas, pedagógicas e financeiras.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
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