dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Cunha, José Almir Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:21:00Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T15:21:00Z | |
dc.date.issued | 2010-12-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13979 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The theme of this monographic study examines the perspective of development of learning from the role in the school organization. At first, it was analyzed the child’s development by an integrated way, and its influence on the learning process, taking as reference the theories of Piaget (1978). That analysis was related with the social space of the school, since the education has an essential nature for human socialization. A mission to be developed by the School Administration, is to promote children’s learning, not only by regular teaching methods, but also by what the school offers in relation to school space organization. Authors such as Sander (2005), Romanelli (1990), Fischmann (1987), Saviani (1987), Luck (1998), Alonso (1983), Ferreira (1998) and Paro (1996), provide the learning teory historical suervey of education and its administration to the contemporary democratic management, since the management practices, for a democracy in school, may be a decisive factor the influence of the quality of education. A field survey, by questionnaire, applied to teachers, staff and students of the Municipal Education in period between May and June 2010 has as objective to inquire the importance of child development in learning from the actions of the organization school space, as well as and that the role of director as a direct influence on the quality of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | School organization | eng |
dc.title | Perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem a partir do papel da gestão da organização educacional | por |
dc.title.alternative | Perspective on development of learning from the role of the organization of educational management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema deste estudo monográfico analisa a perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem, a partir do papel da gestão da organização escolar. Foi analisado inicialmente o desenvolvimento da criança de forma integrada e sua influência no processo de aprendizagem, tomando-se como referência as teorias de Piaget (1978). Dessa análise fez-se a interseção com o espaço social da escola, pelo caráter imprescindível da educação para socialização do ser humano. Uma missão a ser desenvolvida pela Administração Escolar, é propiciar a aprendizagem da criança, não só pelos métodos pedagógicos, mas, também pelo que a escola oferece de organização em termo de espaço escolar. Autores como Sander (2005), Romanelli (1990), Fischmann (1987), Saviani (1987), Luck (1998), Alonso (1983), Ferreira (1998) e Paro (1996), subsidiaram desde o levantamento histórico da educação e sua administração até a gestão democrática contemporânea, pois as práticas de gestão, por uma democracia na escola, podem constituir fator de influência na qualidade do ensino. Uma pesquisa de campo, através de questionário, aplicado junto a professores, funcionários e alunos da Rede Municipal de Ensino, realizada em Maio e Junho de 2010 cujo objetivo foi indagar sobre a importância do desenvolvimento infantil na aprendizagem, a partir das ações de organização do espaço escolar, e que o papel do diretor exerce influência direta na qualidade do ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |