Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior
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Data
2012-11-30Autor
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
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Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino
Superior à gestão universitária, bem como a avaliação dos Coordenadores de Curso
como um dos aspectos presentes nos instrumentos de avaliação institucional do
MEC, esta pesquisa investigou quais são para os Coordenadores de Curso EAD de
uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas
atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão
democrática no Ensino Superior. A pesquisa possui abordagem qualitativa e
representa um estudo de caso, em que os dados foram produzidos por meio de
questionários e da análise documental do Estatuto e do Regimento Geral da
universidade. O tratamento dos dados teve como base a análise de conteúdo, a
partir de quatro categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e
institucionais. Apesar das respostas indicarem que os sujeitos desempenham as
funções políticas e gerenciais com maior intensidade, permitiram identificar funções
com destaque nas quatro dimensões, demonstrando certa similaridade entre as
atribuições de Coordenadores de Cursos presenciais e à distância. É possível
compreender que estas funções estão diretamente relacionadas com a rotina e a
dinâmica dos Cursos e da Instituição, mas não deixam de apontar possibilidades
para o desenvolvimento de uma gestão democrática. A partir das considerações
realizadas, a pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre os processos de
gestão desenvolvidos no Ensino Superior, especialmente para a EAD, e com a
qualidade dos processos de ensino-aprendizagem promovidos neste nível de
ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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