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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorCastro, Aline Tamires Kroetz Ayres
dc.date.accessioned2018-08-02T15:34:51Z
dc.date.available2018-08-02T15:34:51Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractConsidering the requirements of the current scenario of changes in higher education to university management, as well as the evaluation of the Course Coordinators as one of the aspects present in institutional assessment tools of MEC, this research investigated what are the mission and the challenges for the EAD Course Coordinators of a Federal Institution of Higher Education from the State of Rio Grande do Sul, in performing this function, in the search for a democratic management in higher education. The research is a qualitative approach and represents a case study, in which data were produced through questionnaires and documentary analysis of the Statute and the General Rules of Procedure of the University. The data had as basis the content analysis, based on four categories: political functions, managerial, academic and institutional. Although the responses indicate that the subjects perform the managerial and policies functions with greater intensity, they allowed to identify functions with emphasis on the four dimensions, showing some similarity between assignments of classroom and distance education Course Coordinators. It is possible to understand that these functions are directly related to the routine and to the dynamics of the courses and the institution, but do not fail to point out possibilities for the development of a democratic management. From the considerations made, the research aims to contribute to the reflection on the management processes developed in higher education, especially for the EAD, and the quality of teaching and learning process promoted in this level of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCoordenador de cursopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectCourse coordinatoreng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleAtribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superiorpor
dc.title.alternativeTasks and challenges of the coordinator of EaD graduation course: possible ways to a democratic management in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino Superior à gestão universitária, bem como a avaliação dos Coordenadores de Curso como um dos aspectos presentes nos instrumentos de avaliação institucional do MEC, esta pesquisa investigou quais são para os Coordenadores de Curso EAD de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão democrática no Ensino Superior. A pesquisa possui abordagem qualitativa e representa um estudo de caso, em que os dados foram produzidos por meio de questionários e da análise documental do Estatuto e do Regimento Geral da universidade. O tratamento dos dados teve como base a análise de conteúdo, a partir de quatro categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais. Apesar das respostas indicarem que os sujeitos desempenham as funções políticas e gerenciais com maior intensidade, permitiram identificar funções com destaque nas quatro dimensões, demonstrando certa similaridade entre as atribuições de Coordenadores de Cursos presenciais e à distância. É possível compreender que estas funções estão diretamente relacionadas com a rotina e a dinâmica dos Cursos e da Instituição, mas não deixam de apontar possibilidades para o desenvolvimento de uma gestão democrática. A partir das considerações realizadas, a pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre os processos de gestão desenvolvidos no Ensino Superior, especialmente para a EAD, e com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem promovidos neste nível de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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