dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres | |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T15:34:51Z | |
dc.date.available | 2018-08-02T15:34:51Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13992 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Considering the requirements of the current scenario of changes in higher
education to university management, as well as the evaluation of the Course
Coordinators as one of the aspects present in institutional assessment tools of MEC,
this research investigated what are the mission and the challenges for the EAD
Course Coordinators of a Federal Institution of Higher Education from the State of
Rio Grande do Sul, in performing this function, in the search for a democratic
management in higher education. The research is a qualitative approach and
represents a case study, in which data were produced through questionnaires and
documentary analysis of the Statute and the General Rules of Procedure of the
University. The data had as basis the content analysis, based on four categories:
political functions, managerial, academic and institutional. Although the responses
indicate that the subjects perform the managerial and policies functions with greater
intensity, they allowed to identify functions with emphasis on the four dimensions,
showing some similarity between assignments of classroom and distance education
Course Coordinators. It is possible to understand that these functions are directly
related to the routine and to the dynamics of the courses and the institution, but do
not fail to point out possibilities for the development of a democratic management.
From the considerations made, the research aims to contribute to the reflection on
the management processes developed in higher education, especially for the EAD,
and the quality of teaching and learning process promoted in this level of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Coordenador de curso | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Course coordinator | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.title | Atribuições e desafios do coordenador de curso de graduação EaD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no ensino superior | por |
dc.title.alternative | Tasks and challenges of the coordinator of EaD graduation course: possible ways to a democratic management in higher education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando as exigências do atual cenário de mudanças no Ensino
Superior à gestão universitária, bem como a avaliação dos Coordenadores de Curso
como um dos aspectos presentes nos instrumentos de avaliação institucional do
MEC, esta pesquisa investigou quais são para os Coordenadores de Curso EAD de
uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul, suas
atribuições e seus desafios no desempenho desta função, na busca de uma gestão
democrática no Ensino Superior. A pesquisa possui abordagem qualitativa e
representa um estudo de caso, em que os dados foram produzidos por meio de
questionários e da análise documental do Estatuto e do Regimento Geral da
universidade. O tratamento dos dados teve como base a análise de conteúdo, a
partir de quatro categorias: funções políticas, gerenciais, acadêmicas e
institucionais. Apesar das respostas indicarem que os sujeitos desempenham as
funções políticas e gerenciais com maior intensidade, permitiram identificar funções
com destaque nas quatro dimensões, demonstrando certa similaridade entre as
atribuições de Coordenadores de Cursos presenciais e à distância. É possível
compreender que estas funções estão diretamente relacionadas com a rotina e a
dinâmica dos Cursos e da Instituição, mas não deixam de apontar possibilidades
para o desenvolvimento de uma gestão democrática. A partir das considerações
realizadas, a pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre os processos de
gestão desenvolvidos no Ensino Superior, especialmente para a EAD, e com a
qualidade dos processos de ensino-aprendizagem promovidos neste nível de
ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |