A construção da autonomia e do reconhecimento na transição agroecológica
Abstract
O presente trabalho investiga a construção da autonomia e do reconhecimento junto a quatro famílias agricultoras em transição Agroecológica. Revelando a importância das experiências dos agricultores e sua relação com os agroecossistemas, na construção do conhecimento, intercâmbio de saberes e nas relações de ensino/aprendizagem da Agroecologia. Nessa perspectiva abordamos a Sustentabilidade a partir da dimensão Ética, a comunicação baseada no Diálogo, a Ação Comunicativa e a Agroecologia como campo do conhecimento. A pesquisa se utiliza de documentos, entrevistas, fotografias e material audiovisual recolhidos entre agosto de 2017 e janeiro de 2018. Fazem parte dessa experiência famílias agricultoras que participaram das ações do NEA-UFSM no período e compartilham algumas semelhanças. Pensamos as Metodologias Participativas como possibilidade de investigação e o audiovisual como potencializador da experiência de vivência frente à necessidade de transformação social. Assim, investigamos primeiramente as motivações e expectativas dos agricultores, revelando o papel da Agroecologia e do Agir Comunicativo nas relações familiares. Questionamos as relações sociais estabelecidas nos agroecossistemas a partir dos temas geradores, tensionando questões a respeito das práticas agroecológicas como fomento para uma “vida boa”. Investigamos também a dimensão ética, as relações interpessoais e a busca por autonomia e reconhecimento relacionando-as à qualidade de vida. E desenvolvemos a ideia do audiovisual como elemento de construção de conhecimento e retorno para os agricultores. Como considerações finais revelamos a necessidade de construirmos os questionamentos pertinentes à Agroecologia a partir da visão de mundo dos agricultores e presenciamos na comunicação um caminho adequado para esse intento identificando-a como elemento fundamental nesse processo. Também apontamos a necessidade de construção de uma nova racionalidade a partir das Metodologias Participativas. Através dos Temas Geradores percebemos a relação dialética entre a Vida e o Sistema, ao tratarmos a afetividade, os sentimentos e as relações pessoais como elementos balizadores das ações dos agricultores. A partir da comunicação esses temas, inerentes ao Mundo da Vida, podem ser ressignificadas objetivando a colonização do mundo do sistema. Assim apontamos o Audiovisual como forma de revelar essas vivências, utilizando-o como ferramenta participativa e instrumento de retorno e reconhecimento para essas famílias. Este movimento de pesquisa participativa e retorno revelou que a comunicação contribui para a construção de autonomia e reconhecimento desses agricultores, promovendo meios para a transformação social.
Collections
The following license files are associated with this item: