As contribuições do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM para a compreensão e prática da gestão escolar
Fecha
2012-12-01Autor
Cesar, Josiane Rodrigues Canto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Considerando a importância da formação no processo de consolidação da
democracia na escola e da necessidade de avaliação do alcance das propostas
neste sentido, buscou-se analisar a forma como os egressos do curso de
Especialização em Gestão Educacional da UFSM têm vindo a interpretar e
implementar o conhecimento construído durante esta formação. Realizou-se uma
pesquisa qualitativa do tipo estudo de multicasos entendendo-a como uma
possibilidade de compreensão dos fatos, não deixando de contextualizá-los. De
posse dos dados coletados através de questionário, o processo de análise deu-se a
partir da técnica de análise de conteúdo, de modo a coletar e analisar os
documentos que relacionam o perfil desejado do gestor democrático e a realidade
investigada. Pode-se apontar que a formação proporcionada através do curso de
especialização em Gestão Educacional possibilitou, principalmente, o
reconhecimento do professor enquanto gestor escolar, independente da função
desempenhada na escola, visto que na gestão democrática todos os sujeitos são
gestores da escola. Esse é um primeiro passo para a participação na gestão escolar,
condição essencial para a democratização.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: