A importância dos jogos como recurso na superação dos problemas de aprendizagem na turma de primeiro ano do ensino fundamental
Resumo
Este artigo aborda a importância dos jogos como recurso na superação de
problemas e dificuldades de aprendizagem, direcionado aos alunos do 1º ano
e Educação Especial, alguns apresentam distúrbios de aprendizagem,
problemas sociais e cognitivos. Alguns, oriundos de famílias de baixa renda e
com problemas de estrutura familiar. Estes jogos estão sendo aplicados na
Sala de Informática, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olavo Bilac,
localizada em um bairro periférico, na cidade de Santana do Livramento
(RS). O objetivo é viabilizar através da informática a interação dos alunos
com o novo ambiente e ferramentas de trabalho, integrando alunos
Portadores de Necessidades Especiais Educacionais (PNEEs) para
proporcionar o reconhecimento de suas “possibilidades e tentar vencer as
dificuldades” e no desenvolvimento cognitivo, focando bases de
conhecimento para análise, concentração e raciocínio. Também, tem como
objetivo criar um ambiente de solidariedade e agregação, preparando-os para
as mudanças, exigências e novos desafios na dinâmica acelerada do sistema
moderno. Os resultados obtidos foram compensadores, superando as
expectativas, sendo então, possível a utilização e a aplicação desse recurso
nas práticas da sala de aula, integrando e incluindo os alunos, proporcionando
o desenvolvimento social, intelectual, cultural e respeitando suas limitações
inerentes a cada um.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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