Direito à informação: a Educação Ambiental como instrumento de politização social e cidadania plena
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Data
2018-04-25Autor
Rodrigues, Adriano Flores Fachine
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O presente trabalho se propõe a discutir a importância da informação ambiental, de maneira a evidenciar sua essencialidade na sociedade atual, cuja população carece de conscientização e interesse nas questões ecológicas. Buscou-se também demonstrar a educação ambiental como instrumento de consolidação da politização social e cidadania plena, no qual possibilita o desenvolvimento social de uma percepção crítica, reflexiva e participativa. A justificativa dessa pesquisa surgiu em razão da crise ambiental crescente presenciada, no momento em que, o homem aumenta seu poder de intervenção no ambiente natural em busca de maximizar seus lucros, consequentemente acaba por desencadear uma destruição sem precedentes na natureza, esses desiquilíbrios ecológicos abalam não apenas o desenvolvimento sustentável, mas principalmente, a continuidade no planeta Terra. Diante desse colapso natural, surge a necessidade de buscar alternativas capazes de enfrentar esse triste cenário. Assim, procura-se dimensionar a importância da informação na tutela ecológica e participação popular, descrevendo a educação ambiental como instrumento de consolidação do desenvolvimento de uma politização social e cidadania plena. O objetivo geral do trabalho foi dimensionar, frente ao colapso ecológico, a importância da informação ambiental como politizador social e colaborador do exercício pleno da cidadania, descrevendo a educação ambiental como um verdadeiro vetor de informações e fortalecedor desse processo transformacional. Os objetivos específicos buscaram demonstrar a importância da informação para a tutela ecológica e participação popular. E também, procurou explanar a importância da educação ambiental com um extraordinário instrumento de consolidação da politização social e do desenvolvimento do exercício da cidadania plena. Em relação à metodologia, destaca-se que a investigação da pesquisa foi desenvolvida de natureza qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, doutrinaria, constituída principalmente de livros, revistas, artigos científicos, teses, dissertações e outras publicações que abordam as questões relacionadas ao tema. Inicialmente, diante dos conceitos de informação e informação ambiental, destaca-se a sua relevância como instrumento de emancipação social e participação popular. Analisa o arcabouço legal brasileiro no que diz respeito ao direito à informação, explanando os seus principais instrumentos jurídicos positivados no Brasil. Estuda-se a informação ambiental como pressuposto do principio da participação popular na tutela ambiental, bem como a exposição de meios processuais existentes que asseguram o exercício da cidadania, no intuito de proteger e preservar a natureza. Relaciona o grande valor da educação ambiental como instrumento transmissor de informação ambiental, no qual atua como um legítimo transformador social, fomentando assim, a compreensão e apreensão de conhecimentos da contextualidade e multiplicidade, contribuindo decisivamente para o pleno exercício da cidadania. Diante do exposto, conclui-se que a informação ambiental é instrumento essencial para a emancipação social e exercício da cidadania, vez que, constrói um estado de consciência e discernimento crítico capaz de atuar não apenas na tutela ecológica, mas também, em questões que afetam todos os aspectos da convivência humana. E que, inegavelmente, a educação ambiental, figura-se como excelente instrumento de difusão de informação e materialização dessa percepção do conhecimento humano e ambiental.
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- Educação Ambiental [191]
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