Limites e possibilidades de implantação da gestão democrática na escola pública
Resumo
Elegendo a Gestão Escolar como foco de interesse e análise, o presente
trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, destacar os limites e as
possibilidades que são apresentadas à escola pública através da proposta de
gestão democrática. Pretendeu-se, assim, buscar, além de subsídios para a
formação profissional, que entendemos que sejam de suma importância
enquanto ferramentas para a superação da realidade, muitas vezes, caótica
vivenciada na escola hoje, refletir sobre o processo de gestão da educação, no
contexto da sociedade atual. Refletindo sobre as contradições que se
apresentam nesta proposta e sobre como a escola organiza-se de modo a
atender ou não à estas mudanças, objetivou-se apresentar saídas
democráticas para a hierarquização de papéis, burocratização e o autoritarismo
muitas vezes presente nas práticas do cotidiano escolar. Para tal, realizou-se
um levantamento teórico a respeito da democracia e de seus limites dentro de
uma sociedade neoliberal regida pela lógica do mercado. Entendendo que os
interesses da coletividade, nesta sociedade, são deixados de lado em prol dos
interesses do mercado. Ainda buscamos organizar um estudo introdutório
sobre algumas formas de institucionalização da participação que estão
presentes na gestão da escola, como a eleição de diretores e o conselho
escolar, e a partir disso destacar a importância destes mecanismos na
construção de uma escola democrática. Assim, este trabalho tem como objetivo
contribuir para que a educação seja valorizada como instrumento de
construção da democracia, bem como colaborar na construção de uma escola
democrática.
Coleções
- Gestão Educacional [294]