dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Pereira, Édila Mara Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T13:37:16Z | |
dc.date.available | 2018-08-16T13:37:16Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14057 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Considering the great importance of the presence of media in day-to-day lives of
students, the research seeks to study what resources are used and how they affect
learning in the teaching of Portuguese in the final grades of primary education in two
schools city of Cachoeira do Sul is known to make these lessons more attractive is a
challenge, because teaching sometimes shows up totally focused on grammar,
separated from the context, making learning inefficient. However, in recent years,
the Portuguese language is worrying not only to grammatical studies, but with the
intent language, leading the student to operate globally, expanding its discursive
competence through the appropriation of orality and literacy. So join the media
content to be developed in the Portuguese language classes, have become not only
a necessity but a strategy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Portuguese | eng |
dc.title | O uso e a influência das mídias nas aulas de língua portuguesa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Levando em consideração a grande importância da presença de mídias no dia-a-dia
dos alunos, o presente trabalho busca estudar quais os recursos utilizados e como
estes influenciam no ensino aprendizagem da língua portuguesa nas séries finais do
ensino fundamental, em duas escolas do município de Cachoeira do Sul. Sabe-se
que tornar essas aulas mais atrativas é um desafio, pois o ensino, algumas vezes,
mostra-se totalmente voltado para a gramática, desvinculado do contexto, tornando
a aprendizagem ineficiente. Entretanto, nos últimos anos, a língua portuguesa vem
preocupando-se não só com estudos gramaticais, mas com a intencionalidade
linguística, levando o aluno a operar de modo global, ampliando a sua competência
discursiva através da apropriação da oralidade e escrita. Então, unir mídias aos
conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de língua portuguesa, tornaram-se não
só uma estratégia, mas uma necessidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |