A avaliação no ensino de espanhol: crença-ação de duas professoras da escola pública
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2018-02-26Metadatos
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A avaliação da aprendizagem escolar é crucial para o curso do ensino e da aprendizagem. Com os novos contornos da educação linguística não há mais espaço para uma avaliação da aprendizagem voltada exclusivamente para a objetividade e homogeneidade, os novos processos requerem considerar aspectos de subjetividade e a utilização de instrumentos diversificados que estimulem a colaboração e a interação entre os aprendizes. No ensino de línguas estrangeiras é preciso que o ensino, assim como a avaliação sejam regidos pela mesma abordagem (SCARAMUCCI, 1997), caso contrário, o processo ocorrerá em desarmonia. Essas orientações também fazem parte das normativas legais que regem o ensino brasileiro de Língua Estrangeira e devem ser apresentadas aos professores ao longo da formação inicial, porém, nem sempre isso ocorre. O tema avaliação da aprendizagem, muitas vezes, é negligenciado nos cursos de Letras (PELISSON, 2007; ZOCARATTO, 2010), por isso, muitos professores não têm conhecimento adequado para dar a verdadeira dimensão do papel da avaliação escolar. Nesta pesquisa, investigou-se qual a relação entre crenças e ações sobre avaliação da aprendizagem na prática de duas professoras de espanhol língua estrangeira da escola pública. Para isso, foram descritos os contextos das duas escolas e realizada a observação de aulas, em seguida, levantadas e analisadas as crenças das duas professoras e estabelecida a relação crença-ação com ênfase para as influências contextuais. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo com base na abordagem contextual proposta por Barcelos (2001). Os resultados indicam que as ações da professora Julia, tanto no que se refere ao ensino e aprendizagem, quanto à avaliação da aprendizagem, parecem permeadas por um hibridismo que a prende a uma postura mais tradicional, sem deixar de tentar avançar rumo à Abordagem Sociocultural, com poucas interferências contextuais em sua prática, já que elas parecem minimizadas por suas crenças e normativas da educação. A professora Celine apresenta algumas propostas de aprendizagem com potencial comunicativo, porém outras tantas de viés estritamente gramatical. A avaliação da aprendizagem realizada por ela apresenta forte tendência formativa e o contexto afeta diretamente suas ações. Por fim, confirmou-se a tese da pesquisa de que as crenças do professor direta ou indiretamente influenciam suas ações.
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