Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorSantos, Vandréia dos
dc.date.accessioned2018-09-03T12:58:37Z
dc.date.available2018-09-03T12:58:37Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14159
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study has as objective discuss the role of the director while public school manager as well as practice your protagonist on the construction of a school based on participation, collective and autonomy. This is a literature search with a qualitative approach, based, among others, in authors Heloísa Lück (2005; 2006) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). As a result, the study demonstrated the compliance with legal guidelines it's not enough for that the school management is in fact democracy, because, in many cases, although the choice of the policy team be democratic, still you can tell director-centric management, with little opening to the participation of all. Besides, demonstrated the need of the director be a facilitator/mediator of relations, to stimulate the dialogue and the participation of all segments, so that the group create a new culture, rooted in democratic principles. Like this, it is concluded that it is necessary to resume dialogue, deepening and investigating the theme on the role of director, as well as understand and value the continuing education as a possibility to make correlations with reality, estimating personal perspectives and risks for deployment of new learning, in addition to exercise creativity when planning deeds of innovation of procedures for a more participatory management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectDirectoreng
dc.titleO papel do diretor na construção de uma escola pública democráticapor
dc.title.alternativeThe role of the director in the construction of a democratic public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo discutir o papel do diretor enquanto gestor da escola pública, bem como sua atuação protagonista na construção de uma escola baseada na participação, coletividade e autonomia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada, entre outros, nos autores Heloísa Lück (2005; 2006; 2011) e Vitor Paro (2003; 2010; 2015). Como resultado, o estudo demonstrou que o cumprimento das diretrizes legais não é suficiente para que a gestão escolar seja de fato democrática, pois, em muitos casos, apesar de a escolha da equipe diretiva ser democrática, ainda percebe-se uma gestão centrada no diretor, com pouca abertura à participação de todos. Ademais, demonstrou a necessidade de o diretor ser um facilitador/mediador das relações, que estimule o diálogo e a participação de todos os segmentos, de modo que o grupo crie uma nova cultura, alicerçada nos princípios democráticos. Assim, conclui-se que é preciso retomar diálogos, aprofundando e investigando a temática sobre o papel do diretor, bem como entender e valorizar a formação continuada como uma possibilidade de fazer correlações com a realidade, estimar perspectivas pessoais e riscos para implantação de novas aprendizagens, além de exercitar a criatividade ao planejar ações de inovação de procedimentos para uma gestão mais participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto