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dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorMichelotti, Patrícia Marquet
dc.date.accessioned2018-09-04T11:45:29Z
dc.date.available2018-09-04T11:45:29Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14169
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to understand the general influence of interpersonal relations for the consolidation of a democratic management. It is a qualitative exploratory case study (YIN, 2015), analyzed according to Yin’s proposal. As a theoretical support, authors such as Castilho (1999), Lück (2000, 2017) andParo (2017) were chosen. For data collection, semi-structured interviews were performed with four different segments, which are part of a municipal school in RestingaSeca/RS. As a result, it was observed that interpersonal relations influence significantly the consolidation of democratic management, since it is from the tensions, contacts and through the dialogues that the demands are perceived, the strategies are outlined and the actions carried out. Thus, we conclude this paper emphasizing the imminent need of valuing supportive and collaborative interpersonal relations, so that there is a cultural change in the school context that consolidates a more democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcepção de gestãopor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectManagement concepteng
dc.subjectInterpersonal relationseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleAs relações interpessoais e a consolidação da gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeInterpersonal relations and the consolidation of democratic school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender a influência das relações interpessoais para a consolidação de uma gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2001), analisado conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Castilho (1999), Lück (2000, 2017) e Paro (2017). Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro diferentes segmentos que fazem parte de uma escola municipal de Restinga Sêca/RS. Como resultado, observou-se que as relações interpessoais influenciam de forma significativa na consolidação da gestão democrática, uma vez que é a partir das tensões, do convívio e do diálogo que as demandas são percebidas, as estratégias são traçadas e as ações realizadas. Desse modo, conclui-se enfatizando a necessidade iminente de prezar-se por relações interpessoais mais solidárias e participativas, de modo que haja uma mudança de cultura no contexto escolar que consolide uma gestão mais democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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